Voltar para a tela anterior.
Ainda sobre a proposta de retirar cinco metros de vegetação em cada lado das estradas do Estado, tornada pública em sessões ordinárias das últimas semanas, o vereador Sandro Fantinel/PL retomou a pauta na plenária desta quinta-feira (23/05). Diante de críticas que recebeu, a partir de matérias jornalísticas de repercussão nacional, procurou relativizar o impacto das declarações. Disse que, em partes, as suas colocações não estavam totalmente equivocadas e que, na ótica dele, a repercussão negativa foi injusta.
O parlamentar citou o engenheiro civil e especialista em solos, Bruno Susin, em depoimento ao Jornal Pioneiro. Na interpretação do vereador, o profissional esclareceu que as árvores podem, sim, agregar risco à encosta, apesar de as variáveis de declividade e drenagem serem mais importantes de se resolverem. “O que quer dizer com isso é que eu não estava certo, mas, também, não estava errado. Ele disse que, em partes, eu não estava errado”, observou.
Fantinel apontou incoerência nas ações de ativistas do meio ambiente, que repudiaram a sua proposta. Atentou que não houve comoção de ambientalistas quando, ano passado, agricultores foram notificados pela companhia Rio Grande Energia (RGE), de que árvores que representassem ameaça à rede elétrica seriam podadas.
Pelo painel eletrônico da Casa, o vereador apresentou um vídeo que rodou pelas redes sociais, comparando os impactos da erosão do solo com e sem vegetação. “O vídeo não condiz com a nossa realidade, pois o solo gaúcho não se assemelha com o que é veiculado. Além disso, em nenhum local atingido pelas fortes chuvas, havia presença de solo sem vegetação. É incoerente usar esse tipo de mídia, na tentativa de depreciar a minha imagem”, reclamou.
Ao término do pronunciamento, Fantinel ponderou que, na sua concepção, a avaliação crítica a ele teria se dado apenas pelo fato de ser um político identificado com ideários de direita. Sustentou que outros homens públicos já propuseram ideias semelhantes, mas não sofreram represálias por questões partidárias.
Confira o resumo da sessão desta quinta-feira: