Voltar para a tela anterior.
A Frente Parlamentar de Apoio aos Artesãos de Caxias do Sul será instalada na Câmara Municipal. Isso porque, na sessão ordinária desta quinta-feira (06/06), por unanimidade, foi aprovado o requerimento 26/2024, que prevê a medida. Idealizada pelo vereador Lucas Diel/PRD e com as assinaturas de outros sete vereadores, a proposta irá gerar a formação da 22ª frente no âmbito da Casa. As estimativas do próprio segmento apontam, pelo menos, dois mil artesãos na cidade.
De acordo com o vereador Diel, os principais objetivos serão fomentar o debate e a implementação de políticas públicas, voltadas à valorização e ao apoio aos artesãos. Acredita que o grupo contribuirá com o desenvolvimento econômico, cultural e social do município.
Segundo ele, outra meta se direciona à regularização e à formalização dos artesãos, por meio de suporte jurídico e administrativo, garantindo acesso a benefícios e programas governamentais. A profissão já encontra amparo na lei federal 13.180/2015, que institui a profissão.
Diante de representantes da categoria, que acompanharam a votação em plenário, diversos vereadores se manifestaram. A maioria deles antecipou interesse em fazer parte da frente parlamentar, além de enfatizar o papel da prática, na qualificação sociocultural da cidade.
O vereador Rafael Bueno/PDT lembrou que, junto com o líder comunitário Paulo Sausen, participou da criação da Feira Maesa Cultural, que acontece no 3° domingo de cada mês, na Rua Plácido de Castro, em frente ao complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). Para o pedetista, falta maior ocupação de espaços, como a Praça das Feiras e as réplicas do Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa Nacional da Uva).
De acordo com a vereadora Rose Frigeri/PT, uma proposta de sua autoria busca incluir a Economia Solidária nas políticas públicas municipais, com estímulo direto ao artesanato. Afirmou que o setor auxilia na visibilidade da cultura indígena.
Filho de artesã, o vereador Professor Zanchin/NOVO atentou para o viés turístico do segmento, seja para fins de exportação ou importação. Na mesma linha, o vereador Maurício Scalco/PL ressaltou ser necessário o incentivo à ocupação de espaços públicos, de forma organizada. A vereadora Gladis Frizzo/PP lembrou que é autora da lei do Dia do Crochê, lembrado na data de 12 de setembro de cada ano.
Em apoio ao futuro trabalho do grupo parlamentar, manifestaram-se, ainda, os vereadores Clóvis Xuxa/UNIÃO, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Felipe Gremelmaier/MDB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Sandro Fantinel/PL, Velocino Uez/PRD.
Também assinaram o documento os vereadores Clóvis Xuxa/UNIÃO, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Gilfredo De Camillis/PSB, Juliano Valim/PRD, Olmir Cadore/PSDB, Professor Zanchin/NOVO e Sandro Fantinel/PL.
REQUERIMENTO nº 26/2024 (votação)
ADRIANO BRESSAN PP Ausente
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Não Votou
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Não Votou
Confira o resumo da sessão desta quinta-feira: