Voltar para a tela anterior.
A vereadora Rose Frigeri/PT destacou o anúncio de ontem, da implantação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias do Sul. A manifestação dela aconteceu no grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (11/06). Enfatizou que a vitória é multifacetada e resultante de um esforço coletivo que envolveu votações populares, debates e a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, presidida por ela.
De acordo com a vereadora, a conquista se deve a um governo que permite à população votar nas propostas prioritárias e apresentar soluções inéditas. Mencionou que a medida integra o Plano Plurianual (PPA) da União.
A petista lembrou que a mobilização, a partir da frente, se intensificou ao longo de 2023. Lembrou de reuniões regionais com prefeitos. Recordou que, no final de dezembro passado, uma comitiva de vereadores caxienses, com deputados, viajou a Brasília, para discutir o assunto no âmbito do Ministério da Educação.
No decorrer de ontem, o governo federal anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões, dois quais R$ 3,17 bilhões serão utilizados na consolidação de 10 universidades. De acordo com a petista, essa ação faz parte das metas governo Lula, para qualificar a Educação Superior pública e gratuita no Interior do país.
Rose também ressaltou a audiência pública do último mês de abril. "Como presidente da frente parlamentar, convoquei mais de 20 entidades para reuniões e debates, incluindo a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e entidades patronais e de trabalhadores", lembrou.
Para garantir que a universidade atenda às necessidades regionais, o vereador Maurício Scalco/PL sugeriu que os cursos oferecidos fossem discutidos com a sociedade civil, considerando as vocações locais. Citou a Engenharia Metalúrgica, como exemplo para fomentar a indústria e o comércio da cidade.