Voltar para a tela anterior.
Os 80 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Nilo Peçanha foram celebrados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, em homenagem, realizada no início da sessão ordinária desta quarta-feira (12/06), no plenário da Casa. Proposta pelo vereador Lucas Diel/PRD, a concessão da honraria reconheceu a contribuição da instituição com o desenvolvimento da cidade. Na condução da cerimônia, estava a presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos/PSDB. O secretário de Governo, Flávio Cassina, representou o prefeito Adiló Didomenico.
Coube a Diel se pronunciar em nome do Parlamento. Conforme ele, o órgão tem sido um pilar fundamental para o município, com papel decisivo na qualificação profissional, na inovação industrial e na prosperidade econômica da região. “Essa trajetória reflete um compromisso constante com excelência, na educação profissional e na adaptação às necessidades do mercado”, destacou.
O parlamentar enalteceu a figura de Nilo Peçanha, presidente brasileiro entre 1909 e 1910. “É lembrado por iniciativas em prol da educação e pela criação de escolas de artes e ofícios, precursoras do Senai”, ressaltou.
Em seguida, em representação aos ex-alunos do educandário, manifestou-se Assis Augusto dos Reis, hoje com 80 anos de idade. Lembrou que, aos 15 anos, estudou no SENAI. Salientou que se tratou de uma escola de vida, com benefícios no âmbito familiar e na carreira profissional.
Depois de receber a placa do Legislativo, em alusão ao aniversário institucional, Igor André Krakheche, que é gerente de operações do órgão, enfatizou a histórica parceria entre o município e o Senai, instalado em um terreno da Prefeitura. Atentou para o entrosamento com as já pujantes indústrias metalmecânica e têxtil.
Idealizado pelo vereador Lucas Diel/PRD, o requerimento 18/2024, que propôs a homenagem, contou com as assinaturas dos vereadores Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Juliano Valim/PSD, Sandro Fantinel/PL e Tatiane Frizzo/PSDB. Obteve aprovação unânime na plenária de 9 de abril passado.
Saiba mais sobre a instituição homenageada
O órgão existe desde 1944, com o objetivo de formar mão de obra especializada para as principais indústrias da região. Destaca-se na formação profissional, em segmentos industriais, tais como: metalmecânica, elétrica, eletroeletrônica, têxtil e gestão. Além disso, promove um sistema de bolsas de estudo para jovens de localidades sem acesso a escolas profissionalizantes.