Voltar para a tela anterior.
O vereador Lucas Caregnato/PT ocupou a tribuna, durante o espaço do grande expediente da sessão ordinária, nesta quinta-feira (13/06), para repercutir demandas da educação de Caxias. Destacou a situação de escolas do município que apresentam problemas de infraestrutura como as localizadas nos bairros Rio Branco, Galópolis e Desvio Rizzo.
Sobre a Escola Municipal Governador Roberto Silveira, no Rio Branco, o parlamentar disse que está com o ginásio interditado e os banheiros inutilizáveis. Conforme ele, a empresa contratada para realizar as reformas está sendo processada pelo município em decorrência da ineficiência em resolver os problemas. Caregnato propôs a construção de uma nova escola, mas em outro terreno, devido às avarias causadas pela localização íngreme.
A região de Galópolis também fez parte do discurso do vereador. Solicitou atenção à Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis, que se encontra com a cozinha interditada devido a deslizamentos causados pelas recentes chuvas. Ele destacou que a falta de ação pode levar à interdição de salas de aula, afetando também estudantes que residem em Santa Corona e Vila Cristina.
A Escola Municipal Desvio Rizzo, instalada provisoriamente no prédio da Faculdade Anhanguera, foi mencionada em razão de problemas de adequação e segurança, após o município ter destinado partes do pavilhão para a Cruz Vermelha, que trabalha com o recebimento de donativos aos afetados pelas enchentes. Para essa instituição, a prefeitura custeia aluguel de R$ 80 mil mensais. “O prédio não é adequado para uma escola. Há questões de segurança graves, com empilhadeiras circulando perto dos alunos e falta de controle de entrada e saída”, denunciou Caregnato.
Em apartes, a vereadora Gladis Frizzo/PP, que já foi subprefeita do Desvio Rizzo, parabenizou o vereador pela manifestação. De acordo com a progressista, é necessário que a administração da faculdade tenha mais sensibilidade com o espaço, que também é ocupado por crianças. Professor Zanchin/NOVO sugeriu a criação de um “mutirão de resgate” para solucionar os problemas de infraestrutura. Velocino Uez/PRD cobrou que as fiscalizações das obras nos colégios sejam mais rígidas, de modo que ajudem a evitar problemas como os apresentados pelo parlamentar petista.
Confira o resumo da sessão desta quinta-feira: