Voltar para a tela anterior.
A convite do presidente da Associação Mão Amiga, Frei Jaime Bettega, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), junto da presidente da Câmara Municipal, vereadora Marisol Santos/PSDB, visitou as instalações do Recanto da Compaixão Frei Salvador, na tarde desta quinta-feira (13/06). Os parlamentares foram recebidos pela arquiteta responsável pela obra, Vivian Biazus; por Gilson Menegol, coordenador do espaço; e pela psicóloga Angelista Granja.
O local conta com 48 moradores entre 64 e 105 anos, que ocupam o espaço térreo do prédio e convivem em uma minicidade, com serviços de alimentação, recreação e atividades lúdicas, além de receberem cuidados especiais, nutrição adequada e acompanhamento profissional em tempo integral. Vivian destaca que o maior desafio do espaço é fortalecer os vínculos: “Com as visitas diárias, temos uma grande circulação de familiares, o que torna o espaço mais aconchegante e acolhedor, e é essa qualidade de vida que buscamos para os moradores”.
Os outros três andares inferiores continuam em ritmo acelerado de obras e, havendo recursos, a previsão é que estejam concluídas em até 45 dias, encerrando toda a etapa de ampliação do antigo prédio do INSS. Segundo a arquiteta, ainda é necessário cerca de R$ 1,8 milhão em investimentos na infraestrutura.
O enfermeiro responsável técnico pelo Recanto, Júlio César da Silva, salientou que a estrutura da equipe de saúde da Casa é exemplar, sendo referência para outras Instituições de Longa Permanência para Idosos do país: “Nosso quadro hoje conta com 19 profissionais de saúde envolvidos, sendo quatro enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e 10 cuidadores, além de nove médicos voluntários que atendem no Recanto de duas a três vezes por semana”.
Para Gilson Menegol, coordenador das operações do Recanto da Compaixão, um dos focos é valorizar a individualidade ao mesmo tempo em que se desenvolve o convívio. “Notamos uma mudança no perfil do público, pois imaginávamos que teríamos um público em extrema pobreza, mas acabamos encontrando a demanda de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, precisando de afeto, carinho, atenção e trocas de experiências”, pontuou.
Rafael Bueno/PDT, presidente da CDPI, destacou que o Recanto da Compaixão é fruto do árduo trabalho de muitas mãos: “Acompanhei a obra desde o início e vimos tudo tomando forma. Agora, como presidente da Comissão da Pessoa Idosa do Legislativo, ver os atendimentos acontecendo é uma grande conquista, pois mais de 60% da obra vêm de recursos da comunidade e de doações”.
Para Marisol Santos/PSDB, presidente do Legislativo, a reforma do espaço e a entrega do Recanto da Compaixão para a comunidade merecem ser celebradas: “Esse espaço estava abandonado por muitos anos e hoje vemos aqui um espaço de acolhimento e isso enche nosso coração de esperança, pois as pessoas idosas merecem todo carinho e dignidade. Essa ampliação dos serviços mostra o quanto a atenção a essa população é importante para a cidade”.
O local conta com equipe funcional formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem, cuidadores, nutricionista, psicólogo, administrativo, cozinheiros e limpeza. Também participaram da visita os vereadores Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Clóvis de Oliveira/UNIÃO e Gladis Frizzo/PP.