Voltar para a tela anterior.
A posição unânime e favorável dos vereadores caxienses à criação da Política Estadual de Apoio e Fomento ao Desassoreamento de Rios ficou caracterizada por meio de aprovação unânime à moção 15/2024, na sessão ordinária desta terça-feira (18/06). Idealizado pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP e com as assinaturas de outros sete parlamentares da Casa, o documento aponta para o projeto de lei 145/2024, de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin/PP e em tramitação na Assembleia Legislativa, estipulando o novo marco. A moção será encaminhada a diversas autoridades.
O chamado desassoreamento se refere a técnicas de limpeza, para facilitar o fluxo de água, com o intuito de melhor enfrentar a formação de enchentes. Aquela proposição abrange rios, arroios, açudes, lagos, lagoas, lagunas e canais. Enfatiza o interesse social, sobretudo a partir do contexto atual de crise com as inundações do último mês de maio.
A medida contém, ainda, a previsão da concessão de benefícios fiscais e financeiros para atividades de desassoreamento, a disponibilização de recursos materiais, técnicos e científicos para estudos e projetos. Inclui a realização de campanhas de educação ambiental e conscientização pública.
Também assinaram a moção os vereadores Adriano Bressan/PP, Gladis Frizzo/PP, Maurício Scalco/PL, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PRD.
MOÇÃO nº 15/2024 (votação)
ADRIANO BRESSAN PP Presente
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Ausente
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Ausente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim
Veja também a matéria da TV Câmara Caxias: