Voltar para a tela anterior.
O vereador Rafael Bueno/PDT comemorou na sessão ordinária desta quarta-feira (19/06) a decisão do governo federal de que Caxias do Sul será contemplada com uma Cozinha Solidária. Ele ainda disse que o Diário Oficial da União, publicado na terça-feira (18/06), que foi aberto o chamamento para que entidades se cadastrem, no caso a Associação Mão Amiga. De 78 cidades selecionadas, três são do Rio Grande do Sul. Além de Caxias do Sul, Porto Alegre e São Leopoldo.
"Foi no governo do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT (2013-2016) que mais se construiu e inaugurou cozinhas comunitárias ou solidárias nos bairros da nossa cidade, como Cânyon, Aeroporto, Reolon e outros. Então, as pessoas que não tinham condições de vir para o Centro se alimentavam nos bairros, e também tinham a opção do Restaurante Popular, a R$ 1. Infelizmente, depois da saída do Alceu, esses locais foram fechados, e o povo que mais precisa segue passando fome, porque vemos isso diariamente", destacou.
Bueno ressaltou que foram diversas visitas a Brasília, por meio de agendas canalizadas pela deputada federal Denise Pessôa/PT, para buscar essa demanda. Até o momento que, de tanto cobrar, a iniciativa vingou.
"Então, agora vou cobrar do meu amigo Frei Jaime, que lidera o Mão Amiga, que essa documentação que está em minhas mãos seja preenchida o quanto antes e isso se torne realidade para uma cidade do nosso porte. Porque quem tem fome precisa se alimentar, principalmente quem vive nas periferias. Muitas crianças da nossa cidade vão para a escola para se alimentarem, e muitas vezes os próprios pais não têm esse alimento em casa. Sem contar que temos cerca de 1 mil pessoas vivendo nas ruas. E como se alimentam? De lixo? De restos", indagou.