Voltar para a tela anterior.
Declarar como de utilidade pública o Instituto de Amparo a Pessoas com Câncer de Caxias do Sul (IAPC) é o objetivo do projeto de lei 64/2024, de autoria do vereador Lucas Diel/PRD e discutido na sessão ordinária desta terça-feira (25/06). A titulação consiste em exigência legal, para a instituição poder participar de inúmeros projetos, como parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
Conforme a proposição, o IAPC existe desde 16 de fevereiro de 2015. O órgão auxilia famílias vitimadas pela doença, abrangendo diversas regiões do Estado. Sediada em Caxias, a organização se baseia na comprovação de laudo médico e do acompanhamento de uma assistente social, para identificar carências.
O instituto fornece alimentos e medicamentos e promove orientação nutricional e psicológica para o paciente e a sua família. Já garantiu aparelhos hospitalares, transporte e itens domésticos. Hoje, também oferece apoio jurídico.