Voltar para a tela anterior.
O trabalho desenvolvido pela Associação TEAJuntos – Serra Gaúcha ganhou ainda mais visibilidade nesta quarta-feira (26/06), quando representantes da entidade estiveram na Tribuna Livre do Legislativo caxiense. A presidente do grupo, Jussara Monteiro, foi quem conduziu a explanação sobre as ações em benefício de quem possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a sessão ordinária, também houve apresentação musical de crianças e jovens do TEA Prochega.
Jussara explicou que a luta da entidade é pela inclusão e, para isso, estabelece prioridades. Informou que a TEAJuntos tem cerca de dois anos e reúne pais de crianças atípicas que se juntam para lutar pela causa e ajudam a esclarecer a comunidade sobre o espectro. A dirigente também mencionou que, anualmente, no dia 18 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista, data que faz a diferença na propagação de informações a respeito do autismo. Mãe de uma criança com TEA, Jussara se emocionou no momento da apresentação dos integrantes do TEA Prochega – Uma sinfonia diferente, os quais receberam aplausos dos vereadores e da plateia. Condutores do projeto, Chiara Lorenzzetti e Jesus Alberto Herrera também se manifestaram da tribuna, exaltando os benefícios da musicoterapia às crianças e a todos.
Mãe solo de um autista, a vice-presidente do TEAJuntos, Stefani Coelho, ressaltou as dificuldades da jornada que ela e outras mães enfrentam, considerando que a união ajuda a superá-las. Também pediu ao plenário um olhar especial na promoção de políticas públicas voltadas ao segmento.
Jussara agradeceu o apoio de diversos parlamentares e assessores em relação à causa, mencionando um seminário realizado em abril deste ano, na Câmara, e que mobilizou a comunidade. Também citou iniciativas da associação, como o selo “Aqui o autista é respeitado”; a campanha voltada ao trânsito e intitulada “Seja gentil, não buzine. Pessoa com autismo a bordo”; e uma ação feita com o Shopping Villagio Caxias, onde estão disponíveis abafadores de ruídos para quem tem TEA.
A presidente da entidade se colocou à disposição da sociedade para explicar sobre o autismo. “Eu vou onde me recebem”, afirmou. Após a explanação da presidente, alguns vereadores se manifestaram, tirando dúvidas e destacando o empenho da TEAJuntos. Entre eles, os parlamentares Rose Frigeri/PT, Gladis Frizzo/PP, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Lucas Diel/PRD.
A saber:
- Conforme informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Tem como características a dificuldade de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, a dificuldade de socialização e o comportamento limitado e repetitivo.
- Os sinais de alerta surgem nos primeiros meses de vida, mas a confirmação do diagnóstico costuma ocorrer aos dois ou três anos de idade. (Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/)