Voltar para a tela anterior.
Os 60 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Caxias do Sul – 5º Batalhão Militar (CBMRS) serão homenageados pela Câmara Municipal, nesta quarta-feira (03/07), no plenário da Casa, às 19h. A proposição partiu do vereador Alexandre Bortoluz/PP e haverá transmissão ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET), pelo site institucional (www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).
Em 3 de julho de 1964, o Corpo de Bombeiros deixou de pertencer ao município sendo incorporado pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Brigada Militar. Passou, então, a ser denominada Estação de Bombeiros de Caxias do Sul. Tinha como comandante interino o 1º sargento militar bombeiro, Oscar Cardoso de Azevedo, e seu funcionamento era em um prédio provisório na Rua Vinte de Setembro, no Centro. Em 1975, a instituição mudou sua base para outro ponto da Rua Vinte de Setembro, onde permanece até hoje.
Desde então, passou por algumas denominações, sendo elas: 5º Grupamento de Incêndios, 5º Grupamento de Combate de Incêndios e 5º Comando Regional de Bombeiros. No dia 20 de junho de 2014, numa reestruturação, teve sua denominação alterada para 5º Batalhão de Bombeiro Militar.
O Batalhão tem três companhias operacionais, sediadas nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado, e mais oito pelotões nos municípios de: Vacaria, Flores da Cunha, São Marcos, Canela, Farroupilha, Veranópolis, Taquara e Lagoa Vermelha.
A atual sede da cidade possui um efetivo de 222 bombeiros militares para atender as ocorrências de prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento em defesa civil nos 60 municípios da Serra Gaúcha. No comando do Batalhão, hoje, está o tenente coronel Márcio Müller Batista.