Voltar para a tela anterior.

Ricardo Zanchin defende o selo de autenticidade para o Bauru de Caxias

Na sessão ordinária, o vereador explicou o impacto econômico e cultural do projeto


Na plenária desta quarta-feira (03/07), o vereador Ricardo Zanchin/NOVO defendeu a identificação gastronômica e cultural da região. Nesse quesito, trouxe o Bauru de Caxias do Sul. O intuito do parlamentar é de promover o projeto de criação de um selo de autenticidade para a iguaria local. Trata-se de enquadrá-lo como patrimônio imaterial, a exemplo do que já acontece com o galeto al primo canto. Para ele, será mais uma forma de impulsionar o turismo gastronômico local.

O vereador traçou paralelos entre alimentos emblemáticos de diversas regiões do Brasil e o Bauru de Caxias. “Se eu falar acarajé, lembraremos da Bahia; chimarrão, do Rio Grande do Sul; queijo Minas, de Minas Gerais. Na mesma linha, estamos falando de uma iguaria singular no Brasil”, afirmou.

O parlamentar compartilhou experiências pessoais de quando trabalhava como consultor empresarial, durante as quais levava visitantes para degustar o famoso bauru. Segundo ele, a recepção a essa iguaria era de surpresa e admiração, tanto de brasileiros quanto de estrangeiros.

Zanchin enfatizou que a criação do selo de autenticidade é essencial para preservar e valorizar essa tradição culinária. Mencionou que o seu projeto está parado desde o Natal de 2023, devido a questões técnicas e burocráticas. Em apoio à ideia, também se manifestou o vereador Felipe Gremelmaier/MDB, que tem atuado de maneira semelhante em relação ao xis.

03/07/2024 - 15:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rhebekka Graminho Cardoso Dutra de Moraes

Ir para o topo