Voltar para a tela anterior.

Parlamento concede distinção ao 5º Batalhão de Bombeiro Militar

A partir de proposta do vereador Alexandre Bortoluz/PP aprovada em plenário, a homenagem desta noite (03/07) exaltou as seis décadas da corporação que exerce o oficio de salvar vidas e zelar pelo patrimônio das pessoas


Sob aplausos, o Corpo de Bombeiros Militar de Caxias do Sul – 5º Batalhão de Bombeiro Militar recebeu homenagem do Legislativo caxiense, nesta quarta-feira (03/07), data em que completou exatos 60 anos. Proposta pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP e subscrita por todos os demais parlamentares, a distinção recebeu voto unânime do plenário. A cerimônia foi conduzida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Adriano Bressan/PP, e Bortoluz fez o pronunciamento em nome de todos os legisladores.

O progressista teceu agradecimentos aos bombeiros, pela dedicação e pelo compromisso de salvar vidas. Lembrou do empenho de todos na recente tragédia climática que fez vítimas fatais e deixou desabrigados moradores de diversas partes do  Rio Grande do Sul. Recordou, também, da contribuição dos bombeiros no incêndio da Boate Kiss, em 2013, no município de Santa Maria/RS, onde ocorreram 242 mortes.

“Esta é uma homenagem a uma corporação de prestígio, altruísmo e honra. O povo agradece imensamente a contribuição de cada um de vocês, heróis guerreiros que arriscam suas vidas para salvar as vidas de pessoas desconhecidas, enfrentando fogo, água, desabamentos, todo e qualquer desastre. Saibam que eu sempre estarei lutando por melhores condições de trabalho e reconhecimento aos bombeiros. Sintam-se abraçados pela comunidade caxiense”, frisou o parlamentar.

À frente do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar  (CRBM), coronel Maurício Ferro Corrêa resgatou da memória uma triste ocorrência que atendeu em 31 de agosto de 2012, uma noite fria, no bairro Serrano, onde três irmãos perderam a vida em um incêndio, o qual terminou contido pela equipe, evitando que mais residências fossem atingidas. “A gente acompanhou uma família sendo destroçada por conta do fogo. A mãe teve de receber a notícia de que os filhos tinham falecido e eu fui encarregado da missão, pois era oficial de serviço. Aquela ocorrência de 2012 ainda pulsa forte em mim”, confidenciou o coronel, na tribuna legislativa.

Corrêa também apresentou à plateia um capacete de fibra que foi providenciado entre os anos de 1980 e 1990 por praças e oficiais para terem alguma proteção. “Ainda não temos as melhores condições nem as melhores guarnições, mas seguimos firmes com espírito de bravura e superação”, frisou o comandante, reverenciando os bombeiros que já não estão mais em atividade, mas deixaram lições às gerações futuras.

No comando do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul, o tenente-coronel Márcio Müller Batista agradeceu pela honraria da Câmara e pelo apoio constante da comunidade, salientando que o grupo não para. Por isso, fez questão de valorizar sua equipe: "Bombeiros aguerridos, com coragem e comprometimento com a missão, fazem de nossa corporação a mais lembrada e com índice de maior confiança da comunidade em todas as pesquisas. Estes homens e mulheres que aqui estão representam os 245 integrantes do batalhão e, muitas vezes, deixam as famílias sem saber se retornam aos lares, pois, onde as pessoas estão fugindo do perigo, nós estamos entrando para salvar. Ao meu efetivo de soldados, sargentos, tenentes e capitães, o meu reconhecimento ao trabalho de excelência que entregam todos os dias para nossa comunidade". Batista também reverenciou soldados que antecederam a atual corporação a partir da entrega da moeda do 5º Batalhão a ex-comandantes.

Cidadão Caxiense e corregedor-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel Julimar Fortes Pinheiro externou gratidão a autoridades, com ênfase ao proponente da homenagem, parlamentar Alexandre Bortoluz/PP, a ex-comandantes e a apoiadores do órgão. “É momento de reconhecer quem construiu essa história de 60 anos, quem nos antecedeu, os amigos que estão nos prestigiando e vocês que se encontram aqui. Tenho certeza que todos  carregam consigo o propósito de fazer o melhor, trazendo contribuições para essa instituição que nunca vai parar. São vocês que fazem a história  perpetuar por meio de suas ações”, sublinhou Fortes, lembrando que, ontem, 2 de julho, foi celebrado o Dia do Bombeiro,  profissional que procura honrar a missão de salvar e proteger.

A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris/PSDB, saudou os bombeiros e relatou dois episódios em que precisou de auxílio: em um acidente de carro e quando um de seus filhos era pequeno e passou por uma convulsão febril. “Nunca vou esquecer dessa ajuda. Gratidão pelo preparo de humanidade e por fazer funcionar uma instituição que nunca fecha. Cada vez que ouço uma sirene dos bombeiros, faço sinal da cruz e rezo por vocês e pelas famílias da ocorrência”, disse Paula, emocionada.   

BREVE HISTÓRICO DA CORPORAÇÃO HOMENAGEADA
- Conforme o texto da homenagem, em 3 de julho de 1964, o Corpo de Bombeiros deixou de pertencer ao município sendo incorporado pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Brigada Militar. Passou, então, a ser denominada Estação de Bombeiros de Caxias do Sul. Tinha como comandante interino o 1º sargento militar bombeiro, Oscar Cardoso de Azevedo, e seu funcionamento era em um prédio provisório na Rua Vinte de Setembro, no Centro. Em 1975, a instituição mudou sua base para outro ponto da Rua Vinte de Setembro, onde permanece até hoje.
- Desde então, passou por algumas denominações, sendo elas: 5º Grupamento de Incêndios, 5º Grupamento de Combate de Incêndios e 5º Comando Regional de Bombeiros. No dia 20 de junho de 2014, numa reestruturação, teve sua denominação alterada para 5º Batalhão de Bombeiro Militar.
- Ainda conforme o requerimento da honraria, o Batalhão tem três companhias operacionais, sediadas nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado, e mais oito pelotões nos municípios de: Vacaria, Flores da Cunha, São Marcos, Canela, Farroupilha, Veranópolis, Taquara e Lagoa Vermelha.
- A atual sede da cidade possui um efetivo de 245 bombeiros militares para atender as ocorrências de prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento em defesa civil nos 60 municípios da Serra Gaúcha. No comando do Batalhão, hoje, está o tenente coronel Márcio Müller Batista.

Confira à integra da Sessão Solene: 

 

03/07/2024 - 23:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo