Voltar para a tela anterior.
Os vereadores caxienses apreciaram, em primeira discussão, nesta quinta-feira (04/07), o projeto de decreto legislativo (PDL) 12/2024, que busca conceder o título de Cidadã Emérita à colunista Odinha Peregrina, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e à comunidade caxiense. A proposta, que voltará a plenário para votação final, é do vereador Lucas Diel/PRD, com assinaturas também dos parlamentares Clovis de Oliveira (Xuxa)/UNIÃO, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Felipe Gremelamier/MDB, Gilfredo de Camillis/PSB, Gladis Frizzo/PP, Ricardo Zanchin/NOVO e Tatiane Frizzo/PSDB. Esse título é concedido a pessoas que nascem em Caxias do Sul e se dedicam à comunidade, a partir, por exemplo, de seu ofício ou voluntariado.
No PDL, os autores detalham um pouco da trajetória de Odinha, com destaque ao seu trabalho na área da comunicação. Nascida em 27 de junho de 1946, em Caxias do Sul, Odinha é filha de Arlindo Tesser, um músico e empresário de renome na cidade, e Leonor Grippa Tesser, sendo também neta de Steffano Grippa, um dos primeiros imigrantes italianos a se estabelecer em solo caxiense.
O começo de sua carreira como colunista social se deu em 1988, envolvendo 20 anos de atuação no meio digital, sendo pioneira no Brasil nessa plataforma. Publicados em diversos jornais e revistas, seus textos têm contribuído para a divulgação de boas ações e eventos sociais da comunidade caxiense.
Além do trabalho como colunista, Odinha tem colaborado em diversas entidades, como Federação Brasileira dos Colunistas Sociais (Febracos), Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul (Acors), Associação Brasileira de Mídia Eletrônica (Abime), Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais (Abraccos), e a Associação Riograndense de Imprensa da Serra Gaúcha (ARI - Serra Gaúcha).
Seu papel como organizadora do Congresso Nacional da Febracos em Caxias do Sul, considerado o maior evento da instituição até hoje, é um testemunho de sua liderança e capacidade de mobilização. Além disso, a participação como voluntária em várias edições da Festa da Uva e suas contribuições no setor público, como assessora e chefe de gabinete, demonstram seu compromisso com a comunidade.
Odinha ainda é reconhecida por sua atuação no campo social, onde trabalhou como guia de turismo e ministrou aulas no extinto Culturão. Em 2023, foi nomeada embaixadora pelo Prime Club de Porto Alegre para Caxias do Sul e Vale dos Vinhedos, destacando-se ainda mais por suas realizações.