Voltar para a tela anterior.
Alexandre Silvestrin, 42 anos, idealizador do Projeto Inspirar 365, se manifestou no acordo de lideranças da sessão desta terça-feira (09/07) para divulgar a iniciativa, que consiste em correr 365 maratonas, ou seja, 42 quilômetros diários, durante um ano. Alexandre é ultramaratonista e profissional de Educação Física. O atleta participou de diferentes maratonas e é recordista de uma prova que envolveu 37 horas consecutivas da prática.
O Projeto Inspirar 365, conforme Silvestrin, vai “muito além da corrida”. Para atingir o objetivo de uma maratona diária ao longo de 12 meses, torna-se necessária uma boa preparação e o apoio de vários segmentos, ensina o professor.
De acordo com ele, o projeto possui cinco pilares: realizar 365 maratonas em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha e no Estado; fomentar o turismo esportivo na cidade, tendo em vista que há um elevado número de atletas corredores de rua em Caxias do Sul; promover o conhecimento acerca da corrida de rua, por meio de projetos de incentivo e da inserção em redes sociais com divulgação de conteúdos sobre o tema; aguçar o espírito de solidariedade; e gerar mais informação sobre a relevância da prática esportiva para a aquisição de um estilo de vida saudável.
O professor informa que mais de 50% da população brasileira têm sobrepeso ou obesidade e o sedentarismo é a maior causa de mortalidade no mundo. Para amenizar essa realidade, o atletismo acaba sendo uma alternativa, indica.
A iniciativa abrange o Projeto Primeira Medalha, com competições de corrida e brincadeiras para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. Ao final da atividade, há um pódio onde todos os participantes recebem uma medalha. A ideia é inspirar os estudantes para a prática esportiva.
Além disso, no mês de setembro, acontecerá o desafio das esteiras. Será feita uma a campanha para arrecadação de tênis e material escolar, e 50% dos itens recebidos por doação serão destinados às crianças do município de Cruzeiro do Sul, cidade fortemente atingida pelas enchentes do mês de maio, que assolaram o Rio Grande do Sul.
Outras ações serão desenvolvidas, acrescenta o idealizador do projeto, como a maratona 100, 200, 300 e a maratona 365. “Os objetivos são, por meio do impacto do desafio, aguçar o espírito de solidariedade, falar sobre atividade física e promover a aquisição de um estilo de vida mais saudável”, finalizou o ultramaratonista.