Voltar para a tela anterior.

Associação Cultural Germânica destaca os 200 anos da Imigração Alemã na Tribuna Livre

Sócio fundador, Nelson Bergmann Peter falou da preservação do legado étnico


Os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil tiveram destaque na Tribuna Livre do Legislativo caxiense, no início da sessão ordinária desta quarta-feira (17/07), no plenário da Casa. Pronunciou-se Nelson Bergmann Peter, que é sócio fundador da Associação Cultural Germânica (ACG) de Caxias do Sul. O ato foi seguido por apresentações típicas.

De acordo com Peter, a organização atua de forma apartidária, com o princípio de ajuda mútua, sem distinguir sexo e religião. Enfatizou o papel da preservação do legado étnico. Lembrou que, em 25 de julho de 1824, a primeira leva alemães, cujo processo migratório prosperou, estabeleceu-se em São Leopoldo. Contou que, de início, o Brasil recebeu de 100 mil a 200 mil alemães.

Bergmann relatou que, à época, a Europa vivia sob as guerras napoleônicas, que provocaram emigrações daquele território, em busca de maior prosperidade de vida. “Em 1871, com a queda de Napoleão, veio a unificação alemã. Hoje, todos os países da América do Sul ainda mantêm colônias germânicas”, ressaltou.

17/07/2024 - 12:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo