Voltar para a tela anterior.
O tradicionalista Joacir Hilário Fontana, mais conhecido como Tio Ci, será agraciado com o Título de Cidadão Caxiense na Câmara Municipal. O projeto de decreto legislativo (PDL) nº 14/2024, que propõe a concessão da honraria, foi aprovado por unanimidade dos vereadores, durante a sessão ordinária desta terça-feira (30/07). A solene de entrega do título está prevista para no dia 15 de agosto, no plenário da Casa. O documento é de autoria do vereador Alexandre Bortoluz (Bortola)/PP, e subscrito por outros oito vereadores: Adriano Bressan/PP, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/PP, Maurício Scalco/PL, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PRD. O texto retornará à pauta, em sessão posterior, em segunda discussão e votação.
Essa honraria contempla pessoas natas de outras cidades, mas que adotam Caxias para viver e prestam relevantes serviços à comunidade.
O vereador Zé Dambrós/PSB destacou a importância de Tio Ci para o tradicionalismo gaúcho, citando-o como exemplo de profissional e cidadão.
No histórico sobre o futuro homenageado, os vereadores informam que Tio Ci, como Joacir é conhecido, nasceu em 14 de janeiro de 1967, no Bairro São Simão, na cidade de Criciúma, Santa Catarina. É filho mais novo de Hilário Fontana e Onésia Pereira Fontana, tendo como irmãs mais velhas Janir Fontana e Janice Fontana. Teve contato com a música desde a infância, em razão de seu pai ser gaiteiro e proprietário de um salão de baile (Soc. Rec. 16 de Junho), sempre convivendo com a arte. Ainda em Santa Catarina, foi militar e trabalhou nos setores de contabilidade, comercial e administrativo.
Como tradicionalista, foi um dos idealizadores do 1º Acampamento Farroupilha na Praça do Comércio em Criciúma/SC, o que na época era algo inovador. Estudou acordeom cromático e comprou a única loja de artigos gaúchos da região, a Galpão Crioulo, que existe até hoje. Começou a tocar para as invernadas de danças da 6ª Região Tradicionalista de Santa Catarina e reabriu o salão de baile de seu pai com bailes gaúchos. Participou de grupos musicais, como: Os Campesinos, Os Primanos, Raça Gaúcha, Embalo Gaúcho. Foi proprietário do Grupo Tchê e do Grupo Andanças e primeiro músico de arte gaúcha de Criciúma a ter a honra de fazer parte de um grupo do Rio Grande do Sul, Grupo Chamamento, de Caxias do Sul, encerrando suas participações em baile no começo de 2001.
Em 2001, casou-se com Luciane Claudia Visoná e se mudou para Caxias do Sul, para trabalhar na empresa Consesul. Mas o apelo ao tradicionalismo falou mais forte e, em concordância com sua esposa, em 2002, abriram a loja “Galpão do Tio Ci” em frente à Igreja de São Pelegrino. Daí em diante, gerou um currículo extenso no tradicionalismo gaúcho, ocupando importantes cargos e participando de ações e movimentos em prol dessa importante causa.
Em 2009, foi iniciado na Maçonaria, na Loja Maçônica Nova Esperança, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil. Na sua jornada maçônica, foi elevado a Companheiro em 2010, e elevado a Mestre em 2012.
De acordo com os vereadores, face aos relevantes serviços prestados ao comércio e ao tradicionalismo gaúcho e caxiense, faz jus ao título de Cidadão Caxiense.
DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO nº 14/2024 (votação)
Vereador – Partido – Voto
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Não Votou
DANIEL SANTOS REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Sim
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Ausente
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim