Voltar para a tela anterior.
A sargento da Polícia Militar da reserva de Caxias do Sul, Dione Rodrigues da Silva, foi homenageada durante a sessão ordinária desta quinta-feira (01/08), no espaço do grande expediente do vereador Rafael Bueno/PDT. Conforme o parlamentar, a celebração se deve pelos serviços prestados por ela, na Brigada Militar, até ter entrado para a reserva. A homenageada estava presente ao plenário da Casa, com familiares e amigos.
Rafael contou que Dione nasceu no dia 12 de dezembro de 1968, em Cambará do Sul. É filha de Dioclécio Ferreira da Silva, falecido em 1993, e Sueli Rodrigues da Silva, falecida em 2014. Veio para Caxias do Sul em 1970, com outras quatro irmãs, sendo elas: Dilema, Dilcione, Suzete e Celia, falecida em 2006. Ainda teve o irmão Delmar, nascido e falecido em 2009. Tem um filho chamado Guilherme, que há dois anos mora em Melbourne, na Austrália.
Conforme o legislador, a homenageada foi doméstica de 1983 a 1986, e, depois desse período, conseguiu emprego no antigo Super Cesa. Ela trabalhou na antiga Fundação Caxias do Sul, de 1987 até 1988, e passou a atuar na área de saúde, saindo apenas em 1991, quando ingressou na Brigada Militar, como soldado. Seguiu na corporação até 2014, com uma atuação de destaque e respeito entre os colegas e a comunidade.
Ele ressaltou que Dione foi a primeira soldada mulher a dirigir uma viatura. No policiamento, fez muitas prisões de bandidos, até mesmo com alto grau de periculosidade. Destacou que ela sempre se preocupou em se aperfeiçoar, participando de cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Policiamento Comunitário, Lei Maria da Penha, Patrulhamento Tático-Móvel, Seminário Internacional Mulheres e Curso de Mecânica do Batom.
O parlamentar demonstrou orgulho acerca dos trabalhos realizados em prol da segurança de toda a população. “A comunidade caxiense é quem tem que ter orgulho pelo teu serviço prestado durante anos ininterruptos e colocando a vida em risco para nos defender. Que felicidade em te ver novamente de farda, e isso precisou ter autorização do comando do 12º BPM, já que faz 10 anos que você entrou para a reserva e aposentou a tua vestimenta diária. Penso na tua imensa satisfação neste momento, minha amiga”, destacou Bueno.
Em apartes, os vereadores Adriano Bressan/PP, Clóvis Xuxa/UNIÃO, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/PP, Olmir Cadore/PSDB e Rose Frigeri/PT destacaram a bravura, inspiração e determinação de Dione, reconhecendo as contribuições e impactos para a comunidade. Enfatizaram a necessidade de reconhecer o papel das mulheres na segurança pública e que a história da homenageada serve de exemplo para outras mulheres que enfrentam desafios semelhantes.
Confira o resumo da sessão desta quinta-feira: