Voltar para a tela anterior.

Roda de conversa abre espaço para superdotados

Encontro integra a 3ª Semana das Altas Habilidades e Superdotação de Caxias do Sul, que tem apoio da Câmara, por meio da Frente Parlamentar que trata do assunto e é presidida pela vereadora Marisol Santos/PSDB


Superdotados explanaram sobre suas vivências durante Roda de Conversa realizada nesta terça-feira (06/08), no Legislativo caxiense. O encontro integra a 3ª Semana das Altas Habilidades e Superdotação de Caxias do Sul, que se estende até o próximo sábado (10/08). A iniciativa tem apoio da Câmara, por meio da Frente Parlamentar em Defesa das pessoas com Altas Habilidades e Superdotação, comandada pela vereadora e presidente do Legislativo, Marisol Santos/PSDB.

Identificadas como pessoas com  altas habilidades e superdotação, foram painelistas: Stella Valentina Melo Zorzo, que tem 15 anos e está na faculdade de Biomedicina; Marco Antonio Sonda Massoni, 15 anos; Júlia Marques Carvalho da Silva, 40 anos, que coordena a Educação a Distância e é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; e Pedro Eduardo Cuba, de 10 anos, que foi aceito na Associação Mensa Brasil.

Os quatro descreveram dificuldades pelas quais passaram por terem, principalmente, facilidade na aquisição e assimilação do conhecimento. Também explicaram os comportamentos típicos de quem possui altas habilidades ou é superdotado, mencionando, por exemplo, rapidez no raciocínio lógico, impaciência, certa dificuldade de socialização.  Stella pontuou os vários testes que precisou fazer para comprovar ser superdotada. Agradeceu o incentivo da mãe Angela Mello e, para se integrar mais, passou a adotar algumas estratégias, como tentar entender as pessoas e conversar com elas sobre o que mais gostam. Por sua vez, Angela solicitou ao poder público mais suporte aos superdotados, para que permaneçam desenvolvendo suas habilidades no Brasil. Citou a filha, que passou em 10 disciplinas na faculdade tirando notas acima de nove e permanecendo com seu envolvimento social.

Entre algumas definições, Pedro destacou que superdotado é o que faz a pergunta que nem o professor sabe responder. Na sua opinião, o diagnóstico auxiliou porque as pessoas passaram a compreender melhor sua inquietude.

Formada na área da computação, Julia disse que sua convivência sempre foi filtrada pela área de interesse. Mais recentemente, entretanto, assumiu funções de gestão, passando a lidar com pessoas diferentes, o que exigiu mais esforço dela. Marco Antônio também é bastante ligado às tecnologias. Tanto que mostrou, durante a roda de conversa, um projeto de impressora que idealizou. Segundo ele, são os desafios que o movem.

O encontro foi aberto a questionamentos e diversos participantes pediram a palavra. Também foi registrada  presença da titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Viviani Vanessa Devalle, que elogiou o fato da Semana  das Altas Habilidades e Superdotação acontecer na cidade, interpretando como uma esperança em torno do tema. Pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), a assessora da Educação Especial Eliani Lucena Lorenzi informou sobre o aumento de diagnósticos na Rede Municipal de Ensino. Em 2021, havia 17 registros de superdotação. Hoje, ela conta que são 66 e 25 se encontram em análise.

Mediadora do bate-papo, a parlamentar Marisol Santos recordou do início de seu mandato, em 2021, quando foi estimulada por um grupo de mulheres a colocar o assunto em evidência, buscando mais espaço e melhorias no atendimento aos superdotados, para tirá-los de uma situação de invisibilidade. “Já avançamos, mas precisamos falar mais para que outras pessoas tenham conhecimento e possam identificar as altas habilidades e a superdotação”, sublinhou, acrescentando que a Semana Municipal é um ganho, assim como a maior atenção para o assunto no âmbito do Parlamento e da Smed.

No caso da Frente Parlamentar em Defesa das pessoas com Altas Habilidades e Superdotação, que é apoiadora da iniciativa, são seus integrantes: os vereadores Marisol Santos/PSDB (presidente), Adriano Bressan/PP, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo de Camillis/PSB, Lucas Caregnato/PT e Tatiane Frizzo/PSDB.

A 3ª Semana das Altas Habilidades e Superdotação de Caxias do Sul vai até dia 10 de agosto de 2024. Entre seus objetivos, estão: promover palestras, encontros, campanhas e pensar em políticas públicas para melhorar a qualidade de atendimento das pessoas com esta condição. A programação conta com exposição, debates e roda de conversas acerca do tema e ocorre em vários pontos diferentes de Caxias do Sul. O acesso às atividades é gratuito.

PROGRAMAÇÃO DA 3ª SEMANA DAS ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO DE CAXIAS DO SUL EM 2024:

7 de agosto (quarta-feira):
8h15min às 12h e 13h30min às 17h – Formação para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE):

– Altas habilidades no dia a dia da escola, com Aline Lenzi
– Pensamento Computacional nos processos criativos, com Bruno Nunes
Local: Miniauditório da Smed
*Atividade interna para professores da Rede Municipal de Ensino (RME)

8 de agosto (quinta-feira):
8h15min às 12h e 13h30min às 17h – Formação continuada para professores da RME “Conhecendo as Altas Habilidades e Superdotação”

Local: Auditório de Administração da Smed
*Atividade interna para professores de Área I e II da RME
Manhã e tarde – Projeto “Despertando o potencial”, em parceria com o Instituto Federal, com Aline Lenzi e Alexandra Kayser Pinheiro
*Atividade interna para estudantes da Escola Municipal São Vitor

9 de agosto (sexta-feira):
19h – Live “Pedagogia e Superdotação: Trabalhando as Limitações através dos potenciais: Prática com Metodologias Ativas de Ensino, com Taciana Livi.

Link: www.youtube.com/@neuropsicoser

10 de agosto (sábado):
14h – Encontro das famílias de pessoas com altas Habilidades e superdotação

Local: Ecoparque
Endereço: Nossa Senhora do Rosário
*Em caso de chuva, o evento será cancelado

06/08/2024 - 23:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo