Voltar para a tela anterior.
Às 19h da próxima segunda-feira (09/09), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece sessão solene em homenagem aos 50 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O requerimento 7/2024, que prevê a honraria, é de iniciativa da Mesa Diretora da Casa. A homenagem será gravada e posteriormente poderá ser assistida na grade da TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) e pelo YouTube do Parlamento.
Conforme o documento, o batalhão foi criado em 9 de setembro de 1974, na Rua Visconde de Pelotas, com um efetivo de 14 oficiais e 295 praças, atendendo 10 municípios da Serra Gaúcha. Em 14 de março de 1975, a unidade mudou-se para a atual sede, localizada na Rua Travessa Santa Maria, nº 900, bairro Kayser. Na mesma data, foi criado o pelotão de Polícia de Choque.
O policiamento feminino foi instalado em 6 de fevereiro de 1991, tendo sua primeira atuação na Festa Nacional da Uva. Já o canil do 12º BPM foi criado em outubro de 1994. Em 9 de setembro de 2016, o batalhão lançou o projeto “Brigada Online”, tornando-se a primeira unidade do Estado a trabalhar com cadastramento de dados digitalizados diretamente no local da ocorrência.
A instituição é estruturada por seções do estado-maior, sendo elas: a 1ª Cia responsável pelo policiamento nas regiões centro, leste e zona rural; a 2ª Cia tem responsabilidade nas regiões norte, oeste e sul; a 3º Cia é especializada de operações especiais, subdividida em pelotões de canil, patrulhas especiais, polícia montada e pelotão de motos (Rocam).
Ainda de acordo com o requerimento, durante meio século de atuação, o batalhão sempre priorizou por manter a ordem pública e a interação com a comunidade local, com o objetivo de aprimorar o serviço e a eficiência policial do município, por meio de patrulhamentos, atendimento de ocorrências e ações para a segurança de toda a comunidade.
A Mesa Diretora é composta pelos vereadores Marisol Santos/PSDB (presidente), Adriano Bressan/PP (1º vice-presidente), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier/MDB (1º secretário) e Zé Dambrós/PSB (2º secretário).