Voltar para a tela anterior.
A criação do Junho Vermelho foi aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira (10/10). De autoria do vereador Adriano Bressan/PP, o projeto de lei 142/2023 busca estimular campanhas de doação de sangue. Agora, para se tornar lei, a medida passa a depender da sanção do prefeito municipal.
De acordo com o autor, cada 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Explicou que o referido mês coincide com a chegada do inverno, quando se reduz o número de doações. “Por conta da baixa temperatura durante esse período, o aumento das infecções respiratórias e outras enfermidades fazem com que as doações de sangue diminuam, em média, 30%”, comentou.
Bressan acredita que a matéria poderá estimular o envolvimento de órgãos da Administração Pública, de empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Cita a possibilidade da difusão de materiais educativos, além de audiências, conferências e palestras. Acrescenta que a conscientização poderá se dar, ainda, por meio de parcerias com a iniciativa privada, entidades religiosas, universidades, entre outras formas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, no mínimo, 5% da população seja doadora.
PROJETO DE LEI nº 142/2023 (votação)
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Ausente
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Ausente
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim