Voltar para a tela anterior.

Título de Cidadão Caxiense a Carlos Búrigo está em apreciação na Câmara

A proposição que busca distinguir o trabalho desenvolvido em Caxias do Sul e região pelo deputado estadual partiu do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, com assinatura de mais outros 21 parlamentares


A concessão do título de Cidadão Caxiense ao contador e deputado estadual Carlos Antônio Búrigo/MDB está em apreciação no Legislativo caxiense. A matéria passou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (05/11) e voltará a plenário para votação final. De autoria do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, o projeto de decreto legislativo (PDL) 19/2024 que trata da honraria vem subscrito por outros 21 parlamentares. São eles: Adriano Bressan/PP, Alexandre Prestes Bortoluz/PP, Clovis de Oliveira/UNIÃO, Elisandro Fiuza Gonçalves/REPUBLICANOS, Estela Balardin da Silva/PT, Gilfredo De Camillis/PSB, Gladis Frizzo/PP, Zé Dambrós/PSB, Juliano Valim Soares/PSD, Lucas Caregnato/PT, Lucas Thimmig Diel/PRD, Maurício Fernando Scalco/PL, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PL, Tatiane Frizzo/PSDB, Velocino João Uez/PRD e Wagner Petrini/PSB.

Na exposição de motivos da distinção que busca reconhecer Búrigo pelos relevantes serviços prestados à comunidade caxiense, os autores registram a trajetória do futuro homenageado. Informam que Búrigo nasceu em 5 de julho de 1964, em Bom Jesus/RS. É filho de Ilton Búrigo e Inês Borghetti Búrigo, e tem como irmãos Paulo e Marcelo. Mudou-se para São Leopoldo com 18 anos para cursar a faculdade. Formou-se bacharel em Ciências Contábeis pela Unisinos e construiu sua carreira profissional na mesma cidade. Trabalhou no Banco Bradesco e foi gerente financeiro das empresas Calçados Glória e Calçados Platina.

Em 1988, casou-se com Danusa Liége Velho Búrigo e tiveram dois filhos: Larissa e Felipe. Em 1993, retornou ao recém-emancipado município de São José dos Ausentes/RS, que anteriormente era distrito de Bom Jesus. Nesse período, foi chefe de gabinete e secretário de Administração (1993-1996). Nas eleições de 1996, foi eleito prefeito de São José dos Ausentes, ocupando o cargo de 1997 a 2000. Em 2000, foi reeleito prefeito com 88,72% dos votos válidos, cumprindo o segundo mandato de 2001 a 2004.

De acordo com os proponentes da homenagem, durante os oito anos como chefe do Executivo, Búrigo teve atuação destacada na região, sendo presidente da Associação dos Prefeitos da Região das Hortênsias por dois mandatos, presidente do Consórcio de Turismo dos Campos de Cima da Serra, vice-presidente do Corede – Serra e presidente da Coordenadoria do MDB da Serra.

Com a eleição de José Ivo Sartori/MDB como prefeito de Caxias do Sul em 2004, Búrigo foi convidado para ser secretário da Fazenda do município, cargo que ocupou de 2005 a 2008. Após a reeleição de Sartori, em 2008, assumiu a Secretaria de Gestão e Finanças de 2009 a 2012. Na administração de Alceu Barbosa Velho/PDT, que sucedeu Sartori em 2012, Búrigo permaneceu à frente da Secretaria de Gestão e Finanças até abril de 2014. Nesse mesmo ano, foi convidado por Sartori, então candidato a governador, para coordenar sua campanha eleitoral.

Em 2015, com a vitória de Sartori para o Governo do Rio Grande do Sul, Búrigo foi nomeado Secretário de Estado na Secretaria Geral de Governo. Na sequência, entre 2016 e abril de 2018, foi secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul. De outubro a dezembro de 2018, ocupou o cargo de chefe de gabinete do governador Sartori. Durante o governo, também atuou como membro titular do Conselho de Administração do Banrisul; titular do Conselho de Administração da Empresa Rio Grande Seguros e Previdência, e titular do Conselho de Administração da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Nas eleições de 2018, concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, obtendo mais de 34 mil votos, ficando na primeira suplência do MDB. Assumiu o mandato de 2019 a 2022. Nesse período, foi líder da bancada do MDB, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Desporto e Tecnologias, vice-presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo e da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais, além de relator da Comissão Especial do Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 2020, foi candidato do MDB à prefeitura de Caxias do Sul. Nas eleições de 2022, concorreu novamente a deputado estadual e fez 33 mil votos. Ficou como segundo suplente do MDB, assumindo o mandato desde 2023 em diante. Nesse novo período, foi presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, membro titular da Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Desporto e Tecnologias, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e da Comissão de Assuntos Municipais e Líder Partidário do MDB.

Búrigo também preside a Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra, a Frente Parlamentar de Silvicultura e a Frente Parlamentar das Pequenas Centrais Hidrelétricas. Além de seu trabalho no Parlamento, Búrigo é membro titular da Executiva Estadual do MDB, ocupando o cargo de tesoureiro do diretório estadual pelo sexto ano consecutivo, e é presidente do MDB de Caxias do Sul. “Carlos Búrigo tem uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e pelo compromisso com o desenvolvimento das comunidades que representa. Sua capacidade de gestão, aliada a uma visão estratégica e voltada para o futuro, fez dele uma figura central nas administrações em que atuou, sempre priorizando a transparência, a ética e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, elogiam os autores do PDL.

 

05/11/2024 - 17:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo