Voltar para a tela anterior.

Representante do TEAjuntos pede mais conscientização à comunidade

A manifestação de Juçara Monteiro ocorreu nesta terça (1º/04), véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Prestes a vivenciar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04), a representante da TEAjuntos Serra Gaúcha, Juçara Monteiro, solicitou aos vereadores, nesta terça-feira (1º/04), medidas mais efetivas no combate ao preconceito e à violência direcionados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A manifestação ocorreu durante a sessão ordinária, no espaço do acordo de lideranças.

Juçara trouxe depoimentos de famílias atípicas que relatam os desafios enfrentados no município devido à falta de assistência e de informação, mesmo diante das campanhas de conscientização do TEA espalhadas pela cidade e pelas redes sociais. “Gostaria de ver o meu filho sendo tratado com respeito e igualdade, que ele tenha acesso a lazer, educação e atendimento que necessita. Chega de empatia e palavras bonitas apenas nas redes sociais, enquanto ainda precisamos lutar pela permanência nos espaços sociais”, disse uma mãe. “O problema relacionado à conscientização começa quando o SUS (Sistema Único de Saúde) não consegue tratar as demandas como deveria. Sou obrigada a procurar tratamentos alternativos porque, se dependesse apenas do atendimento ofertado, meu filho sequer falaria”, disse outra.

Entre mais relatos, a representante do TEAjuntos, mãe de um menino autista, pontuou que o tema não é visto com o olhar do cuidado, mas que serve para autopromoção e até palanque político. Ela convidou os parlamentares a acompanharem de perto a realidade das pessoas atípicas e de quem convive com elas, que levantem, junto delas, a bandeira do TEA, promovendo, além das políticas de conscientização, fiscalizações e cobranças por direitos mais igualitários.

01/04/2025 - 12:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo