Voltar para a tela anterior.
O vereador Aldonei Machado/PSDB levou à tribuna, durante a sessão desta quinta-feira (03/04), um pouco do trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho Paz e Bem, que opera no bairro Santa Fé. Segundo o parlamentar, a cooperativa é um exemplo de dedicação e esforço na coleta e reaproveitamento de materiais recicláveis, promovendo inclusão social e sustentabilidade. Foi destacado que a cooperativa acolhe trabalhadores que enfrentam dificuldades para conseguir emprego em outros locais, incluindo pessoas que tiveram problemas com a Justiça e cumprem ou já cumpriram pena.
Entre os materiais recicláveis recolhidos pela cooperativa estão papelão, plástico e cartelas de medicamentos; este último passa por um processo de prensagem e é destinado a outra iniciativa que os transforma em novos produtos, como portas. Quanto ao lucro, Aldonei disse que parte dele é destinado ao Lar do Idoso.
Ele aproveitou a oportunidade para explanar os desafios enfrentados na área central da cidade em relação à coleta dos resíduos. Segundo ele, o excesso de descarte nos contêineres, que não dão conta de todo o lixo despejado. A situação se agravado quando chove, porque os materiais se tornar inutilizáveis.
Outro ponto de destaque na fala do vereador foi o Espaço Socioambiental Tia Dina, um projeto organizado pela cooperativa. O espaço atende filhos de colaboradores, de 6 a 14 anos, promovendo atividades educativas voltadas à conscientização ambiental, arte e cultura.
A vereadora Daiane Mello/PL compartilhou que também já recebeu reclamações a respeito do lixo na área central. Ela sugeriu que os modelos de contêineres devem ser atualizados parava evitar o transbordo e o comprometimento do material. A colega de partido, Marisol Santos/PSDB, destacou a atitude da cooperativa em garantir o trabalho às pessoas pouco oportunizadas. Claudio Libardi/PCdoB, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa, parabenizou a fala do parlamentar e disse que as pautas trazidas devem ser mais discutidas pelos vereadores.