Voltar para a tela anterior.
Uma aproximação entre os princípios judaico-cristãos e o papel de entes públicos instituídos no Brasil compôs o discurso do vereador Pedro Rodrigues/PL, na plenária desta quinta-feira (10/04). O parlamentar trouxe alguns trechos bíblicos de Êxodo, um dos livros do Antigo Testamento, onde constam, por exemplo, responsabilidades, valores, princípios ou orientações atribuídas às pessoas e que se assemelham a atribuições que perduram até hoje e que constam, inclusive, na Constituição Federal.
“Percebemos que princípios não mudam porque são a base de tudo. Algo escrito há mais de 3 mil anos vemos nas leis atuais”, observa Rodrigues.
Um exemplo mencionado pelo liberal é o que traz o livro do Êxodo, no capítulo 20, versículo 12: “Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Na questão do cuidado paternal e maternal, o vereador lembra que a Constituição Federal Brasileira, no artigo 229, estabelece quê: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.
Na parte das lideranças e da divisão de poderes, um dos trechos que o vereador apresenta consta no versículo 21, do capítulo 18, também do Êxodo, na seguinte estrutura: “Escolha homens capazes entre o povo, estabeleça-os como líderes sobre 1 mil, sobre 100, sobre 50 e sobre 10”.
De acordo com Rodrigues, assim como os atuais deputados, esses homens mencionados na Bíblia eram intermediários entre o povo e as lideranças superiores, os governos. “Essas passagens bíblicas nos ensinam que a descentralização e o equilíbrio entre os poderes são essenciais para garantir a justiça e a representatividade. A governança eficiente requer colaboração entre diferentes níveis de autoridades, respeito, amor a Deus e ao próximo”, finalizou o legislador liberal.