Voltar para a tela anterior.

Parlamentares e servidores da Câmara doam sangue no Hemocs

Dezenove pessoas estiveram na unidade caxiense para ajudar a salvar vidas


O Legislativo caxiense se mobilizou nesta sexta-feira (11/04) em torno da doação de sangue. Três vereadores e 16 servidores foram até o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) para ajudar a salvar vidas como doadores.

Andressa Marques/PCdoB, Calebe Garbin/PP e Daniel Santos/Republicanos repetiram o ato que já adotam há um bom tempo. Andressa conta que é doadora de sangue desde os 16 anos, quando a mãe Maria Cristina precisou acompanhá-la para autorizar o procedimento pelo fato de que a filha era menor de idade. "Na época, eu disse que queria fazer duas coisas quando chegasse aos 16 anos: o título e doar sangue. Desde então, nunca parei. E estou aqui, hoje, como vereadora, para dar o exemplo e estimular mais pessoas a fazer o mesmo", afirma Andressa, que é integrante da Comissão de Saúde do Legislativo.

Calebe exerce essa solidariedade desde que estava no Exército, há cerca de uma década. "Costumo doar duas ou três vezes por ano", diz o progressista, estimulando outros parlamentares e demais moradores a também colaborarem com a saúde das pessoas ao efetuarem esse auxílio tão necessário.

Esta é a quinta vez que o líder de governo na Câmara, vereador Daniel Santos/Republicanos, faz a doação. “Desse modo, estamos salvando vidas. Também contribuímos para a reposição dos estoques do Hemocentro e com quem está internado nos hospitais e precisa tanto de sangue”, frisa Daniel, que estimulará os filhos a seguirem esse exemplo.

Assistente Social do Hemocentro, Clarice Ferreira informa que o espaço está aberto a toda a comunidade doadora, ainda mais que o sangue coletado atende a demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) num universo de 49 municípios da região, incluindo Caxias. Ela observa que sempre há espaço para as pessoas serem ainda mais solidárias e conclama: "Precisamos de todos os tipos de sangue".

Para ser doadora, a pessoa tem de ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação deve acontecer antes dos 60 anos. Os jovens de 16 e 17 anos podem doar, mas devem apresentar autorização por escrito assinada pelos pais ou responsáveis legais, acompanhada de cópia de documento do responsável. Antes da doação, tem de apresentar documento original e oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira de habilitação/digital). A pessoa precisa, ainda, estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos, dormir no mínimo seis horas na noite anterior à doação, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não fumar por pelo menos duas horas antes.

Se você tem interesse de ser doador, pode agendar pelos WhatsApp (54) 98418.8487 e 3290.4580. Informações sobre quem tem possibilidade de doar sangue e como deve efetuar esse ato são obtidas pelos fones fixos do Hemocentro: (54) 3290-4543 e 3290.4580. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia, das 8h15min às 16h40min; e aos sábados, das 8h até as 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central. Saiba mais AQUI.

11/04/2025 - 20:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo