Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta terça-feira (15/04), o presidente de honra do Grupo de Capoeira Liberdade de Caxias do Sul, Paulo Sergio Nunes da Silva, ocupou a tribuna para celebrar os 40 anos de atividades da associação artística. A declaração fez parte do espaço do acordo de lideranças, solicitado pela bancada do PCdoB.
Ao longo de quatro décadas, o grupo floresceu no município. De acordo com Paulo, houve contribuição, por parte do Capoeira Liberdade, para a criação da Semana Municipal da Capoeira, o reconhecimento da expressão cultural como patrimonio imaterial da cidade e a conquista do espaço da capoeira junto ao Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos).
Desde o dia 5 de abril, está aberta à visitação a exposição Minha Raiz Tem Dendê, que estará disposta até o fim do mês de maio, no Museu Municipal. O trabalho reúne fotografias, esculturas e peças que fizeram parte dos 40 anos de história do grupo, e pode ser visita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h. No último final de semana, foi realizada, na sede campestre do Sindicato dos Metalúrgicos, uma série de atividades relacionadas à capoeira.
Paulo encerrou agradecendo por todo o apoio, em tantos anos de história. Solicitou aos vereadores e à comunidade que sigam prestigiando a expressão cultural afro-brasileira. “Dentro de uma roda de capoeira, encontramos mais do que atletas. São indivíduos desenvolvendo disciplina, respeito, musicalidade e autoestima. Jovens encontram um espaço seguro e acolhedor, longe das ruas e da ociosidade, construindo laços de amizade e aprendendo valores essenciais para o convívio em sociedade”, acrescentou.