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Explicações do governo do Estado sobre o novo modelo de pedágios nas estradas gaúchas, com a tecnologia Free Flow, deverão ser solicitadas pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. A sugestão partiu do vereador Elói Frizzo/PSB, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16/04). O presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato/PT, subscreveu a ideia e afirmou que, em nome da Mesa Diretora, será feito o pedido para que a Administração Estadual disponibilize um representante.
De acordo com Frizzo, o Legislativo caxiense poderia organizar uma reunião e ouvir a representação do governo. Atentou que o contrato atual prevê vigência pelos próximos 30 anos, com tarifas mais elevadas. Disse que o formato se enquadra no que entende por pedágio de manutenção. Ou seja, sem maiores investimentos na própria infraestrutura rodoviária. Considerou ínfimo o valor de R$ 3 bilhões para aplicação nas estradas, a partir da empresa, ao longo das três décadas da concessão.
O socialista voltou a defender o modelo de pedágio comunitário. Sustentou que a experiência deixou claro o quanto a opção pode ser mais eficiente na manutenção das estradas, com limpeza, sinalização e conservação abrangente. Lembrou que, na Administração do ex-governador Germano Rigotto (2003-2006), houve a duplicação da chamada segunda pista de São Vedelino, mas sem recurso algum das concessionárias.
O parlamentar comentou que o Estado anunciou a duplicação da ponte do Arroio Tega, num investimento de R$ 50 milhões. Disse, porém, que, até agora, as obras não se iniciaram, sendo que a previsão de começo indicava o ano de 2024. Também se mostrou preocupado com a falta de atenção às entradas do Desvio Rizzo e Forqueta onde, como propôs, caberia a instalação de dois viadutos.
A vereadora Sandra Bonetto/PL emendou que, no caso de Forqueta, só existiria uma previsão para 2027 de rótula alongada. Considerou insuficiente para resolver problemas de acidentes e mortes, no trânsito daquela região. Para o vereador Sandro Fantinel/PL, o Free Flow se trata de só mais uma forma arrecadatória.