Voltar para a tela anterior.

Presidente da FAS de Caxias do Sul destaca desafios da instituição na sessão ordinária

Samuel de Avilla lamentou a realidade de 18% da população, que está em situação de pobreza


Em manifestação extraordinária, o presidente da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul, a FAS, Samuel de Avilla, trouxe algumas informações e sugestões a respeito da instituição, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16/04), na Câmara Municipal. Também disse que 18,3% da população da cidade está em situação de pobreza, sobrevivendo com rendas muito pequenas, e que tais números são alarmantes.

Avilla contou sobre uma reunião feita com a Presidência da Casa, durante a qual foram debatidos diversos pontos que demonstram como deve ser feita uma gestão. O presidente da fundação afirmou que o objetivo é fazer com que não tenham pessoas nas ruas durante o inverno, número que chega a mil indivíduos. Assim, afirmou que estão sendo pensadas e planejadas ações que possam melhorar os atendimentos da Fundação, como: digitalizar a FAS, fortalecer vínculos e trabalhar mais em ações integradas com o Centro Pop Rua e outras OSCs, zerar as filas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), consolidar os Programas Cuidado Subsidiado e Família Acolhedora, entre outras diversas ações.

Contou que o órgão público busca sempre atuar de forma que consiga amenizar e minimizar todas as situações que integram a assistência social do município. Atualmente, a FAS tem 245 servidores e 620 funcionários nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), totalizando em 865 colaboradores, que fazem todo o trabalho da organização ser possível.

Além disso, Avilla explicou que um dos vários objetivos dos planos de melhoria de serviços prestados da FAS é promover, sempre que possível, a inclusão social, para unir a sociedade e conseguir dar maior assistência a todos que precisam. Destacou que, como presidente da instituição, sabe que as pessoas que possuem interesse e que necessitam do auxílio da Fundação esperam resultados e progresso nos atendimentos, e que, por isso, ele compreende o dever de medir se as melhorias estão acontecendo ou não.

16/04/2025 - 15:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo