Voltar para a tela anterior.
Um pedido de informações à prefeitura caxiense sobre o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (CXJ/SBCX) contou com o voto de todos os vereadores presentes na plenária desta quinta-feira (17/04). A solicitação partiu do vereador Capitão Ramon/PL. Agora, conforme a Lei Orgânica do município, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB tem 30 dias para encaminhar as respostas ao Legislativo.
Segundo o autor, turistas teriam lhe dito que não querem mais utilizar o aeroporto porque, dependendo do tempo, não é possível realizar pousos e decolagens. Além disso, pilotos teriam reclamado da falta de equipamentos, o que prejudica as manobras de pouso e decolagem em situação de neblina ou chuva, por exemplo.
“Como é que temos um aeroporto nessas condições? É inadmissível, uma vergonha”, considerou o liberal, direcionando suas criticas ao governo do Estado que até passado recente era responsável pela administração do espaço, a qual se encontra hoje sob responsabilidade do município.
Diante da importância estratégica do aeroporto para o desenvolvimento econômico e social de Caxias, o Capitão Ramon/PL elaborou sete questionamentos ao Executivo municipal. São eles: 1) Quantos passageiros utilizaram o aeroporto durante o ano de 2024? 2) Qual é o valor atual cobrado pela taxa de embarque por passageiro? 3) Qual foi o valor total arrecadado com as taxas de embarque no ano de 2024? 4) Qual o valor total investido pelo município no aeroporto, durante o ano de 2024? 5) Qual o balanço econômico-financeiro completo do aeroporto referente ao exercício de 2024, incluindo receitas, despesas, eventuais repasses e resultados? 6) Quais as obras previstas ou em planejamento para a melhoria da infraestrutura do aeroporto? 7) Quantos voos foram cancelados/remarcados/atrasados, tanto no ano de 2024 quanto no ano de 2025?
Durante a apreciação do referido requerimento (43/2025), diversos vereadores se posicionaram. O pedetista Rafael Bueno mostrou preocupação com as condições e um odor que é perceptível na sala de embarque. Ainda sugeriu ampliar fiscalização sobre quem deposita irregularmente resíduos na região.
A necessidade de melhor estrutura para o espaço no sentido de qualificar o atendimento também foi observada pelos vereadores Hiago Morandi/PL, Daiane Mello/PL, Calebe Garbin/PP, Pedro Rodrigues/PL, Sandro Fantinel/PL e Edio Elói Frizzo/PSB. Líder de governo na Casa, o parlamentar Daniel Santos/Republicanos disse que 12% dos voos foram influenciados pelo clima e que o prazo para liberação do uso do equipamento Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (PAPI) vai até outubro deste ano.
No debate, os parlamentares discorreram sobre o futuro Aeroporto de Vila Oliva, considerando-o fundamental para o desenvolvimento da região. Bueno e o parlamentar Tenente Cristiano Becker/PRD acreditam que esse empreendimento vai acontecer e que contribuirá para o crescimento da cidade.
DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO Nº 43/2025
Vereador - Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Não Votou