Voltar para a tela anterior.
A exposição “Palavras que Pintam”, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ivonne Lúcia Triches dos Reis, está aberta à visitação no Legislativo caxiense, no Espaço Cultural Mário Crosa. Vinte e cinco alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da instituição realizaram diversas obras inspiradas nas artes das vanguardas europeias e no modernismo brasileiro. As peças vão ser leiloadas no 1º Leilão de Arte Moderna da Escola Ivonne, que vai ser realizado no dia 7 de novembro, para incentivar a arte local.
Conforme Keity Anne Santos Gozzi, professora de Arte e coordenadora desse projeto interdisciplinar, a exposição é composta de criações autorais e releituras com homenagem a diversos artistas nacionais e internacionais, como o cantor e intérprete brasileiro Ney Matogrosso e o pintor neerlandês Van Gogh.
A ação que envolve as disciplinas de Arte, Literatura e Biologia parte da ideia de envolver os alunos com as temáticas das vanguardas e o modernismo, mas juntamente com temas atuais da sociedade, como natureza, redes sociais, críticas políticas, pressão escolar e ansiedade.
Segundo Keity, além disso, o objetivo é disponibilizar os trabalhos no primeiro leilão de arte do colégio para apoiar a formatura das turmas de 3º ano. “A ideia de trazer as obras dos alunos aqui para a Câmara é também para divulgar o nosso leilão de arte moderna. As obras vão ser leiloadas e o valor vai ser devolvido aos alunos. Algumas obras tiveram o custo de R$ 15 para a produção e o excedente arrecadado vai entrar no caixa dos terceiros anos”, indicou.
Aluno do 3º ano, Marcos de Oliveira, de 18 anos, produziu a tela “Madame Macabra: A Anatomia de um Delírio”. Ele relatou que já tinha contato com a arte pelo costume de desenhar e utilizou referências de uma cantora que admira. “Eu sempre desenhei essas bonecas, estilo croqui, e peguei referências com o horror e o álbum de uma cantora que eu gosto, Doja Cat, do álbum Scarlet. Fiz a boneca numa tela que tinha em casa”, explicou. Já a aluna Bianca Francescon, da mesma série, contou que, para a produção dela, “Noite Chuvosa”, se inspirou na obra realista “Chuva”, de Oswaldo Goelti, de 1957. “O cenário sombrio e os traços soltos envolvem a intensidade da solidão, em que a monotonia se torna parte da rotina”, detalhou.
Durante o projeto, os alunos também produziram obras em videoarte no formato de poesia concreta, inspiradas nas representações. Participarão do 1º Leilão de Arte Moderna da escola cerca de 60 telas de pintura, esculturas e videoarte dos alunos dos segundos e terceiros anos.
O 1º Leilão de Arte Moderna da EEEM Ivonne Lúcia Triches dos Reis vai ser realizado no dia 7 de novembro na sede da Escola Ivonne, localizada na Rua Isidoro Dias Lopes, 736, no Bairro Jardim Lindoia. O evento é gratuito, com apoio do serviço Transporte Escolar Fátima, às 19h, e o lance inicial das obras é R$ 15. A programação completa pode ser acessada no perfil @cadoivonne, nas redes sociais.