Voltar para a tela anterior.
Durante a 115ª sessão ordinária, que ocorreu nesta quarta-feira (05/11), Andressa Marques/PCdoB cobrou explicações da Prefeitura sobre a falta de recursos para a Secretaria da Habitação. A parlamentar contou que muitas famílias estão sem auxílio do governo, mesmo que, de acordo com último Plano Plurianual, há mais de R$ 277 milhões previstos para a pasta.
De acordo com Andressa, a Habitação é uma das pautas centrais de seu mandato. Ela explicou que, há cerca de duas semanas, participou de uma reunião com o secretário da pasta, Silvio Daniel da Silva, e que, após o encontro, ficou preocupada com elementos apresentados por ele. “Ele me informou que estava se reunindo com o Executivo para tratar sobre o orçamento da política habitacional e obteve a informação de que não haveria recurso disponível para comprar materiais de construção”, disse a vereadora, ao pontuar que os itens se tratam de materiais que são concedidos a famílias para a realização de obras de moradia.
A comunista também informou que o secretário lhe explicou estar preocupado, já que outras áreas com demandas no município estavam paralisadas por conta da falta de recursos, o que possibilitava um corte futuro de investimentos para demandas que oferecessem apoio a pessoas em vulnerabilidade social. “Tenho certeza de que vários parlamentares aqui acompanham famílias que precisam de materiais”, argumentou Andressa, ao questionar o Executivo sobre quais políticas públicas, medidas ou ações a Secretaria da Habitação terá, já que pode não conceder mais materiais para a população.
A vereadora mostrou, no painel eletrônico do plenário, os dados orçamentários de Caxias do Sul, ao demonstrar que, segundo o último Plano Plurianual, há mais de R$ 277 milhões previstos para a Habitação. “Por que ouvimos, então, o discurso de que não há dinheiro para nada?”, perguntou Andressa, ao indagar para onde está sendo encaminhado o investimento municipal, visto que não estão sendo oferecidos recursos de auxílio para a comunidade na quantidade que poderia ser possível.
Em aparte, manifestou-se a parlamentar Daiane Mello/PL, que lamentou a realidade das famílias caxienses, que não conseguem suporte do governo municipal para construir suas casas, além de reforçar os questionamentos apontados por Andressa.
Veja a reportagem da sessão: