Voltar para a tela anterior.

Prefeito Adiló Didomenico faz balanço de ações do Executivo

Entre as iniciativas mencionadas na abertura do ano legislativo, estão: licitação de Aeroporto da Serra Gaúcha, construção de escolas por meio de PPPs, duplicação da BR-116 e obras para prevenir danos causados por eventos climáticos extremos


O prefeito Adiló Didomenico/PSD esteve presente na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na manhã desta terça-feira (3), para realizar um balanço das ações do governo e anunciar algumas iniciativas que devem ser implementadas ao longo dos próximos dois anos.

Durante pronunciamento na tribuna, o chefe do Executivo destacou as responsabilidades compartilhadas dos poderes Legislativo e Executivo, ressaltando que cada um deles têm papéis distintos, porém devem lidar com zelo diante de projetos importantes para a população. Segundo o prefeito, embora o município tenha enfrentado uma série de dificuldades econômicas ao longo do ano, existe uma série de projetos previstos para serem concretizados ainda em 2026.

A construção de 11 novas escolas de educação infantil por meio de PPPs (parcerias público- privadas) foi um dos pontos apresentados. De acordo com Adiló, tal medida é fundamental para zerar a fila de vagas na educação infantil. O contrato com o Consórcio JOPE Infra Social Brasil, vencedor do leilão, prevê que sejam edificadas 31 escolas dessa modalidade.

Além disso, o prefeito ressaltou a abertura de licitação já em andamento e o início das obras do futuro Aeroporto da Serra Gaúcha. “Essa obra representa desenvolvimento econômico, logístico, turismo e integração regional”, afirmou.

Adiló comentou ainda outras ações consideradas essenciais pelo Executivo para melhorar a infraestrutura e evitar enxurradas em algumas regiões da cidade, como o Canaliza Caxias, que prevê obras de drenagem e esgoto em 83 vias urbanas. Na mesma área, está prevista a construção de túnel na Rua Matteo Gianella.

Conforme Adiló, o projeto deve acabar com alagamentos históricos na região e beneficiar 180 mil moradores. A implementação de medidas para conter eventos climáticos extremos que prejudicam a agricultura, como chuvas intensas e ocorrência de granizo, também foi destacada por Adiló.

Outro assunto que fez parte do pronunciamento foi a programação de Natal, com a construção dos túneis de LED na Avenida Júlio de Castilhos. “Vemos uma cidade viva, pulsante e cheia de pessoas. Vimos famílias nas ruas, convivendo, celebrando e se reconectando com os espaços públicos. Isso não é apenas entretenimento, é autoestima, é pertencimento, é o caxiense voltando a ter autoestima”, destacou o prefeito.

 

Viaduto e duplicação da BR-116

O prefeito ainda comemorou o anúncio da construção do viaduto da BR-116 e da duplicação de cerca de um quilômetro da via, obras anunciadas pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, na última quarta-feira (28). As obras com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está orçada em R$ 80 milhões e deve ter licitação lançada em abril deste ano. “Essas são duas pautas trabalhadas há anos dentro do governo federal que também vão sair do papel. São obras que seguramente fazem a diferença e vão moldar o futuro de nossa cidade”, disse Adiló.

Adiló também anunciou que neste ano serão retomadas as discussões da revisão do Plano Diretor e a proposta de Lei de Parcelamento do Solo.


Caso Magnabosco e Lei de licitações

O chefe do Executivo revelou que o município está buscando renegociar o acordo da dívida do chamado Caso Magnabosco. “Estamos reavaliando o acordo devido à legislação federal. É nossa responsabilidade buscar uma negociação com o melhor indicador de reajustes dos valores a serem pagos pelo bem de nossa cidade”, comentou.

No que diz respeito às licitações em andamento, o prefeito celebrou a obtenção do quarto índice geral na implementação da nova Lei de Licitações, distinção informada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com a liderança isolada dentre os municípios com mais de 250 mil habitantes.

Outro ponto positivo avaliado pelo prefeito é a conquista de uma cadeira na Confederação Nacional dos Municípios para discutir a reforma tributária no país. “Somos um das poucas cidades a estar nesse assento sem ser capital. São 12 capitais e 15 outras cidades que têm assento nessa importante tarefa de discutir a reforma tributária”, explicou Adiló.

03/02/2026 - 11:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Ciro Fabres Neto - 7164
Redator(a): Marcelo Passarella da Silva

Prefeito Adiló Didomenico destacou responsabilidades compartilhadas entre poderes Legislativo e Executivo, fez balanço de ações e projetou iniciativas para os próximos 2 anos

Prefeito Adiló Didomenico destacou responsabilidades compartilhadas entre poderes Legislativo e Executivo, fez balanço de ações e projetou iniciativas para os próximos 2 anos

Crédito: Manoela da Rosa, Câmara de Caxias do Sul


Últimas Notícias

Vereadora Rose Frigeri quer informações sobre práticas integrativas


Prefeito Adiló Didomenico faz balanço de ações do Executivo


Aprovada Frente de Acompanhamento dos Hospitais e UPAs


Vereador Capitão Ramon pede fim do contrato do Instituto Ideas


Presidente destaca independência da Câmara Municipal


Ir para o topo