Voltar para a tela anterior.

Capitão Ramon Teles reforça preocupação com a mobilidade urbana caxiense

A manifestação do parlamentar ocorreu na sessão desta quinta-feira


A situação da mobilidade urbana, em Caxias do Sul, teve ênfase no pronunciamento do vereador Capitão Ramon Teles/PL, na sessão ordinária desta quinta-feira (06/11). A partir da tribuna, afirmou se tratar de problemas recorrentes. Argumentou que o planejamento municipal não busca formas de otimizar o trânsito, que se torna muito lento em horários de pico.

O liberal explicou que, na obra de acesso ao Bairro Planalto, durante o horário de maior movimento, a quantidade de veículos que circulam é muito grande. Disse que, por conta de bloqueios e estreitamentos nas estradas do local, a locomoção de veículos que passam pela BR-116 fica lenta.

Ramon questionou quais foram os impactos analisados pelos técnicos da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), no momento de planejar o desenvolvimento da obra. “Tenho relatos de pessoas que ficaram presas em engarrafamentos por mais de 30 minutos, em um trecho de 250 metros”, lamentou o parlamentar, ao citar que propôs ao secretário de Obras, Lucas Suzin, possíveis rotas de desvio que facilitassem o fluxo de automóveis menores. Segundo o Capitão, Suzin afirmou que analisará a questão.

O vereador também manifestou inquietação ao apresentar, no painel eletrônico do plenário, o projeto da obra de acesso ao Planalto, ao demonstrar contrariedade com a decisão de colocar mais um semáforo na BR-116. “Inicialmente, estava prevista a construção de uma passarela, ideia que foi retirada posteriormente do plano das obras”, pontuou Ramon, ao argumentar que, em rodovias federais, a implementação de sinaleiras é dispensável. Conforme ele, mesmo que faça a proposição de múltiplas alternativas que promovem a fluidez no trânsito, nenhuma é implementada pelo secretário da pasta, Elisandro Fiuza.

Em aparte, Cláudio Libardi/PCdoB opinou sobre a lentidão das obras no acesso, afirmando que parece que nunca acabará. O comunista também apontou que, para quem trafega neste e em outros pontos do município, é impossível chegar de bom humor em casa, visto o estresse enfrentado no trânsito.

06/11/2025 - 11:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo