Voltar para a tela anterior.
Está próximo de a Associação Amor em Movimento (AAM) ser declarada de utilidade pública pelo Legislativo caxiense. Na sessão ordinária desta quinta-feira (06/11), os parlamentares apreciaram, em primeira discussão, o projeto de lei (PL) 223/2025, que discorre sobre essa declaração. A proposta é de autoria do vereador Calebe Garbin/PP e retornará a plenário para votação final.
No PL, o autor informa a trajetória e a especificidade da entidade. De acordo com Calebe, Amor em Movimento é uma associação de direito privado, de caráter filantrópico, instituída em 28 de setembro de 2021, com sede na Rua Tronca, nº 1.000, Bairro Cristo Redentor, na cidade de Caxias do Sul.
Nasceu em 2017, inicialmente com ações e projetos desenvolvidos dentro da Igreja Verbo da Vida em Caxias do Sul. O desejo era simples: levar fé, esperança e cuidado prático às pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo dignidade e inclusão. Com o passar do tempo, as ações e projetos se multiplicaram e alcançaram cada vez mais pessoas, ultrapassando os limites das ações pontuais e se tornando uma referência de acolhimento e transformação social. Diante desse crescimento, surgiu a necessidade de formalizar o trabalho, dando origem à Associação Amor em Movimento, com CNPJ próprio, para ampliar seu alcance e consolidar parcerias.
Tem como finalidade promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, por meio de ações socioeducativas, pedagógicas, culturais, de saúde e assistência social. Para isso, realiza atividades de apoio escolar, acompanhamento psicológico, oficinas, cursos de capacitação, esportes, lazer, música e programas voltados à geração de emprego e renda.
Também atua na manutenção e apoio a creches, a escolas, a orfanatos, a casas de recuperação de dependentes químicos e a centros de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade ou com deficiências. Incentiva atividades extracurriculares em parceria com instituições de ensino, promove eventos formativos e culturais, e fomenta projetos sociais que valorizam a família, fortalecem vínculos comunitários e estimulam o voluntariado.
O progressista explica que, para alcançar esses objetivos, a Associação se organiza em departamentos, núcleos e projetos específicos, buscando constantemente parcerias e recursos que assegurem a continuidade e a expansão de suas ações. Somente de 2024 a julho de 2025, a Associação desenvolveu ações transformadoras por meio de projetos sociais que atuam em diversas frentes: saúde emocional, assistência material, espiritualidade, valorização humana e fortalecimento comunitário. Todos os projetos foram executados de forma voluntária e gratuita, com o apoio da comunidade, igrejas e parcerias institucionais.
Eis os principais: Café da Gratidão; Capelania hospitalar e asilar - Conforto na Dor; Psicoterapia – Ressignificar: voltado à saúde mental; Reavivamente – Estimulação e Reabilitação Cognitiva; Projeto de Rua Teu Reino; Graça: dedicado à assistência de pessoas com dependência química e suas famílias, e a indivíduos em situação de rua; e Amor Social (cestas básicas, roupas e móveis para famílias em situação de risco).
Calebe informa que a AAM se mantém financeiramente por meio de contribuições de igrejas e organizações cristãs, participação em projetos e eventos promovidos por diferentes instituições que arrecadam valores e os destinam a entidades e por meio de bazar solidário.
“A Associação Amor em Movimento segue firme em sua missão de ser um canal de amor ativo na sociedade, desenvolvendo projetos que contemplam desde apoio psicossocial e educativo até iniciativas de saúde, cultura e integração comunitária. Mais do que uma organização, é uma ação de pessoas unidas por um propósito: transformar realidades por meio da solidariedade, da fé e do amor que gera movimento em favor de quem precisa”, ressalta o vereador, considerando necessária a aprovação do PL 223/2025.
A declaração de utilidade pública, entre outros benefícios, permite que entidades participem de projetos ou busquem recursos de órgão públicos.