Voltar para a tela anterior.
A valorização do trabalho exercido pelos agricultores e o corte do governo federal a subsídios em seguros agrícolas ganharam ênfase no pronunciamento do vereador Aldonei Machado/PSDB. Ele se manifestou na sessão ordinária desta quarta-feira (12/11).
Aldonei opinou que, em Brasília, não há um governo que valorize a profissão dos agricultores, pois, segundo ele, em vez de ajudá-los, está os prejudicando. “Temos um governo que não pensa na valorização dessa categoria tão importante para a nossa sociedade”, lamentou o parlamentar, ao expressar que está recebendo inúmeros relatos de trabalhadores rurais pedindo ajuda, pois estão sendo notificados de que o governo federal não irá mais subsidiar cerca de 40% do orçamento para seguros rurais.
O vereador explicou que é necessário que os agricultores possuam os seguros agrícolas, já que sofrem riscos constantes de terem as plantações prejudicadas por temporais, granizos ou vendavais. Ele questionou, então, como a Casa Legislativa poderia auxiliar os trabalhadores, já que a decisão do corte no orçamento vem do governo federal. “Estão prejudicando os produtores pequenos, que lucram por hectare apenas um valor de até R$ 20 mil por ano”, argumentou.
Aldonei manifestou indignação com a situação, ao dizer que já encaminhou ofícios a deputados gaúchos, buscando auxílio para que seja encontrada uma forma de resolver o caso “Espero que façam o que devem e ajudem os nossos produtores rurais”, disse, ao afirmar que é preciso prestar mais valorização aos produtores locais, pois são eles que asseguram o alimento a múltiplas famílias da região.
Durante os apartes, manifestaram-se os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Hiago Morandi/PL, Sandra Bonetto/NOVO e Sandro Fantinel/PL, reforçando os apontamentos de Aldonei e expressando preocupação com as consequências que o corte pode apresentar aos trabalhadores rurais.
Confira matéria da TV Câmara Caxias