Voltar para a tela anterior.
Celebrada mundialmente no dia 2 de abril, a conscientização do autismo pode ser reconhecida por lei no município de Caxias do Sul, caso o projeto de lei 109/2025 seja aprovado. O texto é de autoria coletiva e foi idealizado pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP, presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas e Portadores de Doenças Raras. Busca criar o Dia Municipal de Conscientização do Autismo. Apreciada em primeira discussão, a matéria deve retornar ao plenário para a votação.
A escolha da data é inspirada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que já movimenta a sociedade civil, entidades e órgãos públicos em solo caxiense, mas ainda não é formalizada por lei. Exposto no projeto, o objetivo é promover ações e políticas públicas que promovam o respeito, a inclusão e a autonomia das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
Além de Bortoluz, integram a frente parlamentar os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Andressa Marques/PCdoB, Andressa Mallmann/PDT, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos, Estela Balardin/PT, Hiago Morandi/PL, Juliano Valim/PSD, Marisol Santos/PSDB, Rose Frigeri/PT e Sandra Bonetto/NOVO.