Voltar para a tela anterior.
Mais segurança para combater o roubo de cobre, em fios e cabos elétricos, foi solicitada pelo vereador Pedro Rodrigues/PL, na sessão ordinária desta quarta-feira (19/11). Numa avaliação ampla, porém, destacou a redução dos índices de criminalidade, no Estado e em Caxias do Sul. Para ele, os resultados positivos se devem ao trabalho da Brigada Militar e da Guarda Municipal.
Além do roubo de cobre, o parlamentar citou o furto de hidrômetros e peças de ar-condicionado. Lamentou o fato de que, em quase todos os casos, o valor da venda dos materiais tomados é utilizado para a aquisição de drogas. “Esse assunto merece maior atenção pelos órgãos fiscalizadores. Cabe aumento do efetivo da Guarda. Cidades como Novo Hamburgo e Pelotas têm mais guardas que Caxias”, observou Pedro.
Na mesma linha, o vereador Alexandre Bortoluz/PP informou que, hoje, são 140 guardas municipais ativos. Apontou ser alta a média de idade do efetivo local, o que, segundo ele, levará a aposentadorias no próximo ano. Disse que, no período da noite, são de 10 a 15 guardas pelas ruas da cidade.
Em seguida, o vereador Cláudio Libardi/PCdoB propôs, em conjunto com Pedro, uma indicação ao Executivo para monitorar pontos específicos de roubos recorrentes de fios. O vereador Hiago Morandi/PL compartilhou das preocupações.