Voltar para a tela anterior.
Os parlamentares caxienses prestaram homenagem ao Grupo Bormana, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19/11). A proposição partiu do vereador Zé Dambrós/PSB e outros sete legisladores, e recebeu o voto unânime do Parlamento, tendo em vista os 35 anos de atuação da concessionária, prestadora de serviços e distribuidora de peças para veículos na cidade. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Lucas Caregnato/PT, e o vereador Zé Dambrós/PSB discursou em nome dos parlamentares.
Dambrós mencionou funcionários da Bormana que conhece há anos e valores que a empresa perpetua desde suas origens. Em reverência a um dos colaboradores mais antigos chamado Evandro, que tem 34 anos de empresa, o socialista, no violão, cantou uma música. Dambrós também citou a justiça e a honestidade como qualidades da equipe de gestão e dos funcionários como um todo. “Para Caxias, é orgulho dizer que temos a Bormana, nascida há 35 anos”, enalteceu o proponente da distinção. Dambrós acrescenta que observa o gosto dos trabalhadores em atuar na empresa. “Trabalhar com amor rende. Saber que se está no caminho certo torna a nossa vida mais leve”, afirma o vereador, elogiando a equipe funcional da empresa.
O sócio-proprietário da Bormana, Irineu Mattana, agradeceu a Dambrós, à Câmara e a todos que ajudaram a empresa a se desenvolver até hoje. O empresário demonstrou-se feliz com o reconhecimento legislativo. Lembrou, ainda, de momentos de dificuldades e da perseverança para superá-los. “Este é um dia especial. É uma honra estarmos nesta casa, por onde passam as grandes decisões. Como é bom morar aqui , em Caxias do Sul. Quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram para nossa história”, ressaltou.
Em nome do Executivo, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elisandro Fiuza, cumprimentou os gestores e todos os colaboradores da Bormana, considerando a trajetória da empresa e sua participação no desenvolvimento caxiense.
Assista a reportagem pela TV Câmara:
CONHEÇA MAIS SOBRE A EMPRESA HOMENAGEADA:
- Fundada em 1990 pelos irmãos Agostinho e Irineu Mattana, a Bormana Peças e Serviços nasceu focada no atendimento em sistemas de injeção mecânica.
- No ano de 2000, construiu a sede própria na RS 122, em Caxias do Sul, na saída para Flores da Cunha, passando a integrar também a rede de serviços autorizados Bosch. Em 2001, fez parte da rede de concessionárias ZF, prestando serviços em caixas de câmbio e sistemas hidráulicos, o que permitiu à empresa ampliar o portfólio e ser uma das oficinas mais completas da região sul.
- Ao longo dos anos seguintes, investiu na ampliação, inaugurando filiais em Santa Catarina, com a denominação DAS Comércio de Autopeças LTDA, nas cidades de Içara, Chapecó e Palhoça. Em solo gaúcho, tem quatro unidades em Caxias do Sul, uma em Canoas, uma em São Leopoldo e uma em Porto Alegre.
- De acordo com os autores do requerimento, outro fator importante de sucesso do Grupo Bormana é a forte atuação na distribuição de peças multimarcas para todo o Estado gaúcho, iniciada em 2006. Atualmente, é concessionária de veículos Agrale, Volare e Iveco, com serviços e toda a linha de distribuição de peças para veículos diesel.
- O Grupo Bormana definiu sua estratégia de negócios em três importantes pilares: serviços, distribuição de peças e venda de veículos, e está atenta para as novidades que certamente surgirão nestas áreas.
- Além de Dambrós, assinaram o requerimento da homenagem à empresa: Aldonei Machado/PSDB, Alexandre Bortoluz/PP, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Tenente Cristiano Becker/PRD e Wagner Petrini/PSB. Os autores consideram que a trajetória de 35 anos do Grupo Bormana é um espelho do empreendedorismo caxiense, marcada por uma expansão sólida que transcendeu as fronteiras municipais e estaduais.
- Segundo eles, no contexto de Caxias do Sul, o Grupo Bormana se destaca como um importante motor econômico e social. Ao centralizar parte de suas operações e o núcleo de sua fundação em Caxias do Sul, o Grupo Bormana não apenas movimenta o comércio e os serviços, mas também reafirma a vocação industrial e empreendedora do município. De acordo com os proponentes da distinção, a capacidade da empresa de se modernizar e diversificar os pilares de atuação demonstra uma resiliência e visão de futuro que são cruciais para a sustentabilidade econômica da região.