Voltar para a tela anterior.
A demora na entrega de 227 unidades habitacionais no Loteamento Campos da Serra conduziu a vereadora Estela Balardin/PT à tribuna legislativa, nesta quarta-feira (19/11). Segundo a parlamentar, o prazo de término dos imóveis, dentro do Programa “A Casa é Sua”, seria para daqui a três dias, entretanto, além de inconclusas, as moradias mais adiantadas já apresentam problemas estruturais e os moradores estão sem saber quando entrarão efetivamente em seus lares.
“Estamos falando da vida das pessoas, que contam em receber as chaves de seu imóvel para morar com famílias e filhos, em local seguro. Temos que entender a gravidade dessa situação porque estamos falando de pessoas em vulnerabilidade social, que ganharam as casas, entregaram documentação, e sequer receberam mais informações”, observa a petista, cobrando retorno mais claro de parte do Executivo.
A vereadora informou que ela e representações das famílias foram recebidas na Secretaria Municipal da Habitação para tirar dúvidas, porém, novos prazos concretos não foram comunicados. Segundo Estela, houve problemas nas licitações e que novos processos terão de ser abertos, mas os moradores estão sem saber sobre os novos prazos e se encontram preocupados porque os contratos de aluguéis das residências em que estão atualmente se encerram em dezembro próximo.
De acordo com a vereadora, as obras começaram em junho de 2024 e a empresa tinha 540 dias para entregá-las. Diante dos atrasos e dos problemas detectados nas casas em finalização, nova licitação terá de ser providenciada, informou. “Entendemos os problemas que ocorrem em licitações, mas é preocupante quando o Executivo cria um grupo com 227 famílias e não são passadas informações a elas. A desinformação preocupa porque as famílias estão desesperadas por não saberem onde vão morar. Não temos prazos estabelecidos para licitações, seja para os reparos ou para a continuidade das obras”, critica a parlamentar.
Diante disso, a vereadora disse que encaminhou ofício pedindo formalmente tais prazos para poder informar os moradores com mais precisão.
Em aparte, a parlamentar Andressa Marques/PCdoB verifica carências no Loteamento Campos da Serra desde que foi criado, por não contar com toda a infraestrutura básica de serviços públicos, como escola, por exemplo. Nessa linha, a vereadora Estela Balardin/PT reclama que as 5 mil famílias que residem na região enfrentam dificuldades por ausência de políticas governamentais.
Ainda na questão das licitações e obras públicas realizadas na cidade, Estela lastimou que os problemas são recorrentes. Para ilustrar com mais exemplos, mencionou intervenções nos acessos aos bairros Planalto e Desvio Rizzo.