Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26/11), os docentes Daniela Boff e Gustavo Rubbo Siqueira discorreram sobre a 40ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e a relevância de incentivar os estudantes para participarem de atividades científicas. A professora integra o quadro funcional do Colégio La Salle Carmo e o professor leciona no Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (Cetec-UCS).
Daniela contou que as escolas desempenham papéis essenciais na formação de cidadãos, os fazendo questionar e transformar a realidade. “Ao incentivar a promoção da ciência entre os alunos, a escola contribui diretamente para o desenvolvimento humano e social, pois amplia a capacidade crítica dos jovens”, explicou ela, ao contar que a ciência, além de integrar diversos conteúdos, funciona como uma maneira de olhar o mundo e buscar formas de melhorá-lo. Daniela também destacou como o incentivo da escola para a participação de estudantes em mostras científicas é relevante para desenvolver indivíduos críticos e conscientes.
Gustavo homenageou os alunos do Cetec, que fizeram parte da mostra científica, evento que durou entre os dias 27 e 31 de outubro, em Novo Hamburgo. A participação dos estudantes rendeu diversos prêmios. O professor expressou que a celebração simboliza mais que uma medalha, pois se trata de uma confirmação de que a educação, a pesquisa e a ciência são caminhos sólidos para o desenvolvimento de Caxias do Sul. “A partir de atividades assim, podemos construir um futuro mais justo, humano e inteligente”, declarou.
Durante a manifestação dos educadores, jovens cientistas e estudantes das duas instituições premiados neste ano se encontravam na plateia.