Voltar para a tela anterior.
Ao lembrar que “a comida é o primeiro direito humano”, a presidenta do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Joceli Veadrigo, esteve na tribuna caxiense, nesta quarta-feira (03/12), para fazer uma reivindicação aos poderes Legislativo e Executivo. Ela solicitou que a Diretoria de Segurança Alimentar do município seja transformada em uma secretaria, diante da relevância social, e, caso não for possível essa mudança, que continue ligada à pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Essa diretoria tem todas as condições, capilaridade e necessidade de se tornar uma secretaria. Peço a sensibilidade desta Casa para que olhe para o trabalho que é realizado. Em time que está ganhando, não se mexe”, avalia Joceli.
A presidenta do Comsea ressaltou que, neste ano, o Brasil, novamente, conseguiu sair do mapa da fome, considerando os esforços do governo federal. Mesmo assim, ainda há pessoas com dificuldades para obter comida ou se alimentar com mais qualidade e segurança. “Temos insegurança alimentar no interior da cidade. Ela não se dá só pela ausência de comida, mas também pela baixa qualidade da alimentação. E aqui quero incluir o uso exacerbado do agrotóxico na agricultura. Essas são preocupações do Conselho”, relata Joceli, contando com apoio de todos para garantir alimento a quem ainda não o tem como direito.
Conforme a dirigente, existem em Caxias do Sul 33.747 famílias inscritas no Cadastro Único, das quais 10.416 são de baixa renda. Joceli ainda realçou o empenho do Comsea, que tem sido exemplo a outras regiões e recebido visitas de representantes de outras cidades.