Voltar para a tela anterior.
Os parlamentares da Casa Legislativa, na sessão ordinária desta terça-feira (09/12), discutiram o projeto de decreto legislativo 25/2025, que concede a entrega do Título de Cidadão Emérito a Mateus Bernardi Rizzon em 24 de fevereiro de 2026, às 19h, no Plenário Nadyr Rossetti. A proposição é de autoria do vereador Capitão Ramon Teles/PL.
De acordo com o documento, Rizzon é sócio-proprietário da rede de escolas JA Jiu-Jitsu. É formado em Educação Física e se destaca como um dos maiores representantes do Jiu-Jitsu brasileiro, com a conquista de títulos de grande relevância, como o Campeonato Mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).
O projeto salienta que o trabalho de Rizzon vai além da competição, já que engaja a comunidade em atividades que visam a inclusão social e o bem-estar físico e mental. Ele possui 18 escolas com atuação no Brasil, no Uruguai e na Espanha, prezando pela qualidade do ensino e pela formação integral dos alunos. A JA jiu-jitsu atinge um número superior a 3300 alunos ativos.
Ainda, Rizzon leva consigo a missão, por meio do jiu-jitsu, de ajudar a criar um futuro com pessoas que lutam com afinco por seus objetivos e alcançam a satisfação pessoal ao desempenhar um papel social por meio de quatro projetos desenvolvidos em Caxias do Sul, sendo um deles realizado em parceria com o Colégio Tiradentes, enquanto os demais estão localizados nos bairros Fátima, Reolon e Vila Seca, atendendo mais de 230 crianças.
Segundo o documento, a entrega do título reconhece e valoriza o empenho e dedicação de Rizzon, figura destaque no cenário esportivo, o que pode inspirar futuras gerações que buscam no esporte uma forma de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Além de Ramon Teles, assinaram o projeto os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Hiago Morandi/PL, Pedro Rodrigues/PL, Sandra Bonetto/NOVO, Sandro Fantinel/PL e Tenente Cristiano becker/PRD.