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Os 40 anos de criação dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) foram tema do grande expediente do vereador José Abreu Jack/PDT na sessão ordinária desta quinta-feira (11/12). Em sua manifestação, o parlamentar afirmou que muitos dos desafios enfrentados pelo país têm relação direta com a falta de investimentos contínuos em educação, reforçando a importância de políticas públicas que ampliem o acesso e a qualidade do ensino.
Jack resgatou a origem dos CIEPs, concebidos no Rio de Janeiro na década de 1980 pelos educadores Darcy Ribeiro e Leonel Brizola. O projeto foi pioneiro ao propor escolas públicas integrais com infraestrutura completa para oferecer educação, cultura, esporte, alimentação e assistência social, visando à formação cidadã de maneira ampla. Segundo o vereador, os CIEPs buscavam reduzir desigualdades e garantir condições adequadas aos estudantes, incluindo atendimento odontológico, atividades de lazer e refeições balanceadas.
O pedetista também destacou que, entre 2013 e 2016, Caxias do Sul avançou na ampliação do tempo integral, com escolas que passaram a oferecer mais horas de atividades, alimentação completa, projetos culturais e espaços renovados. Nesse mesmo período, houve investimentos significativos na Educação Infantil, com a construção de novas unidades, reformas e implantação de estruturas específicas para a primeira infância. “Esse é o momento em que a criança mais se desenvolve, por isso considero esse investimento fundamental”, afirmou o vereador do PDT.
Ao citar escolas que já adotaram o turno integral, Jack mencionou as EMEFs Dezenove de Abril, Laurindo Luiz Formolo e Presidente Tancredo de Almeida Neves. Ele pediu apoio dos colegas para ampliar a iniciativa a outras unidades da rede municipal, defendendo a educação como a área mais estratégica para o desenvolvimento de qualquer cidade.
Manifestaram-se em apoio à fala os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Cláudio Libardi/PCdoB, Lucas Caregnato/PT, Rose Frigeri/PT e Zé Dambrós/PSB, que reforçaram a necessidade de investimentos contínuos e de maior atenção às políticas educacionais.