Voltar para a tela anterior.

Mesa Diretora recomenda que devolução do duodécimo seja utilizada para manter preço da passagem do transporte coletivo

Valor devolvido pelo Legislativo será de aproximadamente R$ 8,5 milhões


A Câmara Municipal de Caxias do Sul formalizou, na tarde desta quinta-feira (11/12), a sugestão para que o Executivo Municipal destine o valor devolvido do duodécimo do Legislativo, aproximadamente R$ 8,5 milhões, à manutenção da tarifa atual do transporte coletivo.

A recomendação partiu da atual Mesa Diretora, composta pelos vereadores Lucas Caregnato/PT (presidente), Wagner Petrini/PSB (1º vice-presidente), Andressa Campanher Marques/PCdoB (2ª vice-presidenta), Alexandre Bortoluz (Bortola)/PP (1º secretário) e Andressa Mallmann Bassani/PDT (2ª secretária).

Entre as justificativas apresentadas, os parlamentares destacam a necessidade de evitar um possível aumento no valor da passagem, medida que afetaria principalmente as famílias de menor renda e ampliaria desigualdades no acesso à mobilidade urbana.

O presidente do Parlamento caxiense, vereador Lucas Caregnato, ressaltou o compromisso social da iniciativa. “A função pública do Legislativo também se manifesta na responsabilidade com os recursos que administra. Respeitando a independência entre os Poderes, ao sugerirmos que o valor a ser devolvido seja aplicado para evitar o aumento da tarifa, reafirmamos nosso papel social e nosso compromisso com quem mais depende do transporte coletivo para trabalhar, estudar e se locomover pela cidade”, afirmou.

A devolução dos recursos do duodécimo, que está prevista para os próximos dias, ocorre anualmente e representa a economia obtida pela Casa ao longo do exercício. A decisão sobre a destinação dos valores cabe ao Executivo Municipal.

11/12/2025 - 17:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo