Voltar para a tela anterior.
Às 18h30 desta quinta-feira (18/12), no plenário do Legislativo caxiense, acontecerá o lançamento do livro e do documentário Memórias da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O evento contará com ex-vereadores e personalidades perfilados. São eles: ex-parlamentares Ana Corso, Francisco Spiandorello e Zoraido da Silva, além do professor João Tonus, do empresário José Martins e da professora Vera Azevedo. O livro é organizado pelo historiador Eduardo Reis, pelo jornalista Fábio Rausch (autor dos textos) e pelo publicitário Thales Comerlato Castagna. O documentário foi produzido pela jornalista Marliva Gonçalves, sob a supervisão da jornalista Caroline Dall’Agnol.
O início das atividades contará com a exibição do documentário. Depois, haverá o lançamento do livro, com uma sessão de autógrafos dos seis perfilados. O critério de escolha dos nomes levou diversos fatores em consideração. Com mais de 40 anos de vida pública, a vereadora Ana se notabilizou na luta pelos direitos humanos. O vereador Spiandorello pensou na TV Câmara e a colocou no ar. O vereador Zoraido ajudou a cidade a ter a Guarda Municipal, o Jardim Botânico e o táxi-lotação.
No caso do empreendedor Martins, foco e metas trouxeram soluções ao transporte urbano mundo afora. O professor Tonus se dedica a manter vivo o dialeto vêneto Talian, para conservar a essência caxiense e serrana. No caso da professora Vera, a ênfase está no compromisso com as causas sociais.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato/PT, até o momento, o Parlamento local contabiliza 19 legislaturas (1947-2028). São 363 mandatários titulares de 45 siglas partidárias, os quais perfazem um universo de 785.361 votos. “A partir do Centro de Memória e da Assessoria de Comunicação Social, queremos que as publicações de ordem memorialística se tornem ainda mais atrativas e com maiores condições de assimilação por quem tomar contato com elas”, destaca.
Diretor de Comunicação, Castagna salienta que foi constituído um formato híbrido, entre livro e documentário. Ressalta que o leitor/telespectador terá acesso a relatos de vereadoras e vereadores e personalidades que, mediante vínculos com o Parlamento, contribuíram com a municipalidade.
Chefe do Centro de Memória, Reis lembra que o setor já possui uma tradição de guarda permanente de processos e depoimentos relacionados ao Legislativo. Agora, diz esperar que o trabalho fortaleça vínculos com a cidadania.
O jornalista Rausch explica que os textos apresentam sustentação historiográfica e linguagem jornalística, a fim de facilitar à população maior apropriação de figuras e fatos que marcam a vida da cidade. Enfatiza a intenção de, a cada ano, editar e lançar livros e documentários, estes a partir da TV Câmara Caxias.
Com relação ao documentário, a jornalista Caroline, que coordena a programação da TV, detalha que o formato audiovisual se agrega ao escrito, para possibilitar outro olhar ao leitor/telespectador. Responsável pela produção documental, a jornalista Marliva afirma que o mosaico de relatos tornou a exibição dinâmica e com fácil compreensão.
Com uma tiragem de 1.500 exemplares, os livros serão distribuídos gratuitamente no dia do lançamento e, na sequência, em espaços de acesso público, como escolas. A versão em e-book ficará no site institucional (www.camaracaxias.rs.gov.br). Os episódios do documentário estarão disponíveis no canal de YouTube da Câmara (https://www.youtube.com/@camaracaxias).