Voltar para a tela anterior.

Presidente da Câmara recebe reivindicações do Sindiserv

Sindicato solicitou que direitos e benefícios sejam mantidos para preservar isonomia entre servidores atuais e novos


Após o cancelamento das duas sessões extraordinárias que iriam promover alterações no Estatuto do Servidor de Caxias do Sul, na última quinta-feira (8/1), representantes do Sindiserv, o Sindicato dos Servidores Municipais, se reuniram com o presidente do Legislativo, Wagner Petrini (PSB), na tarde desta sexta (9/1), para reivindicar a manutenção de direitos considerados essenciais pela categoria. 

Com a pressão da entidade e a retirada de pauta pela prefeitura do Projeto de Lei Complementar nº2/2026, o sindicato solicitou o encontro com o objetivo de evitar que a legislação retorne ao Legislativo. Conforme o Sindiserv, a aprovação da legislação iria gerar uma série de distorções entre servidores novos e antigos que ocupam a mesma função. 

Algumas das principais mudanças atingem os servidores que tomam posse no mês de janeiro. Dentre elas, estão a extinção da licença-prêmio, parcelamento da licença em natureza indenizatória, cancelamento das cinco faltas justificadas (FJs) no ano, anulação das gratificações de 19% e 25% concedidas para os servidores que completam 15 e 25 anos de serviço público, redução de férias de professores de 60 para 30 dias, com os 30 dias restantes transformados em recesso, dentre outros. O projeto continha mais de 50 alterações no Estatuto. 

O presidente Petrini agradeceu a presença do Sindiserv e se colocou à disposição para encaminhar soluções em conjunto. Petrini ressaltou que a sua própria história como representante comunitário dialoga com as demandas dos servidores. 

“Eu sou um parlamentar que veio de família simples e que sempre teve referências do movimento comunitário. Como presidente da Câmara, estou 100% aberto para qualquer demanda do sindicato e o que for necessário discutir. O nosso mandato à frente da Casa é imparcial e enxerga todos com igualdade”, ressaltou Petrini. 

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, agradeceu a possibilidade de avançar no tema e ressaltou a necessidade de conceder benefícios e direitos iguais para os trabalhadores. Segundo ela, outra questão solicitada é a equiparação do vale-alimentação concedido aos servidores da Câmara na última terça (6). Caso a lei seja sancionada pelo prefeito, o valor passará de R$ 949,52 por mês para R$ 1.899. 

“Fomos até o prefeito exigir que o mesmo aumento seja estendido a todos os servidores, e também por isso estamos aqui. A democracia ensina muitas coisas e a gente está disposto a conversar e exigir os mesmos benefícios. A lei tem que ser feita para beneficiar os bons funcionários”, destacou a presidente do Sindiserv.

09/01/2026 - 16:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Presidente da Câmara, Wagner Petrini (centro), recebeu representantes do Sindiserv, que reivindicam manutenção de direitos considerados essenciais pela categoria 

Presidente da Câmara, Wagner Petrini (centro), recebeu representantes do Sindiserv, que reivindicam manutenção de direitos considerados essenciais pela categoria 

Crédito: Foto Manoela Ramos, Câmara de Vereadores Caxias do Sul


Últimas Notícias

Presidente da Câmara recebe reivindicações do Sindiserv


Sessões extras para discutir projeto que reformula Estatuto do Servidor são canceladas


Executivo convoca mais extraordinárias nesta quinta-feira


Criada Frente de Acompanhamento da Codeca


Equipe da Atenção Primária à Saúde poderá incluir veterinário


Ir para o topo