Voltar para a tela anterior.
O Presidente da Comissão Vereador Assis Melo/PCdoB, afirmou que a luta pela extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS em Caxias depende de todos. Ele lembrou que já aconteceu encontro com o reitor em exercício da UFGRS, com entidades e o prefeito. Agora buscamos a mobilização da comunidade para as assinaturas. Assis Melo informou ainda que, a Comissão Pró-Universidade Pública deve tentar contato com o Ministro da Educação.
O Vereador Harty Moisés Paese/PDT comemorou a ação. A Câmara está cumprindo um papel de estender verdadeiramente a representação da população. Concede a possibilidade de colocar no papel essa extensão porque Caxias efetivamente contribui.
O Vereador Rodrigo Beltrão/PT destacou que ter um ensino superior público na cidade é uma luta histórica. Hoje existe um terreno fértil para essa discussão. E citou ações do governo federal na educação, com o IFET e o Prouni.
O Vereador Ari Dallegrave/PMDB salientou que o movimento não é ilusório. E, depois vamos avaliar a questão se a universidade federal é para quem precisa ou para quem tem condições. O Vereador Pedro Incerti/PDT afirmou que há resistência daqueles que fazem do ensino um negócio. Temos que bater na porta daqueles do governo federal. Representando o DCE da UCS, André Elias afirmou que a partir de agora o passo é unir forças. A Comissão deve ter a tranquilidade de conversar com os setores que são contrários.
O Vereador Renato Oliveira/PCdoB mencionou que a luta é grande, é do tamanho de Caxias. Se não for possível contato com o Ministro (da Educação), podemos falar com o MEC. O Vereador Mauro Pereira/PMDB falou que a participação das escolas nas assinaturas é de extrema importância. Quero me colocar como um soldado para ajudar. O Presidente da Câmara Edio Elói Frizzo/PSB afirmou que essa luta é mais concreta do que a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS porque do governo estadual não podemos esperar nada. Esta Comissão conseguiu colocar o sonho da federal num patamar mais realista.
Na ocasião, foi apresentado o banner, o cartaz e adesivos que irão fazer parte da adesão à Campanha. Representando o Presidente da Casa, o Vereador Harty Moisés Paese/PDT assinou por primeiro o abaixo -assinado, que pretende atingir 50 mil assinaturas até o dia da Audiência Pública, dia 27 de novembro.