Voltar para a tela anterior.
Rocco Francesco Donadio, diretor-executivo da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer (DOMUS), discursou sobre os serviços prestados pela unidade, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13/08). A partir da tribuna, o representante solicitou o apoio dos parlamentares, na luta para que a organização possa receber uma verba.
Donadio explicou que, por conta de todo o trabalho desenvolvido pelo órgão, é cabível que uma verba do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) possa ser revindicada, para que se tenha maior estrutura no cuidado e luta contra o câncer. “O nosso serviço de convivência funciona de forma esporádica, e como consequência, não conseguimos receber uma verba do COMDICA”, lamentou, apontando que a doença pode desestruturar famílias, causando dificuldades financeiras e mudanças drásticas na rotina, sendo um problema sério, causando vulnerabilidade.
Disse que, entre as múltiplas ações de apoio realizadas pela instituição, estão a de abrigo e hospedagem, assistência social e psicológica, transporte, alimentação, fornecimento de remédios prescritos, consultas e auxílio na obtenção de roupas e materiais de higiene pessoal e limpeza. Afirmou que a DOMUS se mantém através de contribuições espontâneas, eventos beneficentes, doações de alimentos, valores obtidos pela Notal Fiscal Gaúcha, carnês com 12 boletos, (em que o valor é determinado pelo doador), Programa Re.Ciclo e parcerias com diversas entidades, como o Instituto Ronald McDonald, Troco Solidário Andreazza, Fundo Social SICRED, Homens na Cozinha e outros. Ainda, Donadio relatou que a organização recebe o valor de R$ 2,50 a cada quilograma de tampinhas plásticas arrecadadas, sendo que de 1 a 2,5 toneladas de material é acumulada por mês.
Ao discorrer sobre o brechó solidário realizado pela Associação, contou que o mesmo ocorre no Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul, nas segundas quintas-feiras de todo mês, das 8h30 às 18h30. Várias coisas são vendidas, como roupas, joias, sapatos, artigos de decoração e utensílios domésticos. Comunicou que em parceria com o Instituto McDonald vai ocorrer, em 23 de agosto de 2025, o McDia Feliz. Neste dia, o valor de cada venda de um sanduíche Big Mac será revertido a instituições de combate ao câncer infantojuvenil e ao avanço de educação pública.
Citou também que já está sendo realizado um programa de sensibilização dos profissionais da educação das escolas municipais de Caxias do Sul. A iniciativa tem como objetivo informar e conscientizar os profissionais sobre os principais sintomas do câncer. O representante justificou o projeto, exemplificando que, muitas vezes, são os professores quem passam maior parte do tempo com as crianças e adolescentes no cotidiano. Dessa forma, a partir do programa, os educadores podem auxiliar na identificação de sinais que podem ser preocupantes.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: