Voltar para a tela anterior.
A presidente da Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN), Elisabete Padilha, ocupou a tribuna da Casa Legislativa, na sessão ordinária desta terça-feira (07/10), para repercutir o serviço prestado pela entidade. O foco está na valorização e na dignidade das pessoas idosas, por meio de atividades voltadas à convivência e ao fortalecimento de vínculos, como passeios guiados, exercícios físicos e palestras.
Fundada há 87 anos, em 1938, é a entidade beneficente mais antiga de Caxias do Sul. Inicialmente, tinha o nome de Associação Caxiense de Auxílio aos Necessitados, mas foi nos anos 1990 que passou a atender exclusivamente as pessoas idosas, recebendo-as de segunda a sexta-feira, no espaço localizado à Rua Pinheiro Machado, 2.442, no Bairro São Pelegrino.
Para manter as atividades da SCAN, os profissionais, que atendem os 90 usuários, são pagos por meio do Fundo Municipal do Idoso, em um convênio com a Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul. As demais despesas da associação são garantidas com arrecadações de eventos beneficentes, como o pedágio solidário.
Elisabete convidou os vereadores e a comunidade a prestigiarem o trabalho da SCAN, para destacar a importância de envelhecer bem. “Acreditamos que envelhecer é uma conquista. É o resultado de uma trajetória de lutas e história. Por isso, envelhecer deve ser sinônimo de dignidade e respeito. O nosso papel é acender a chama de pertencimento na história dessas pessoas”, enfatizou a presidente.